quinta-feira, 29 de julho de 2010

Bon Appétit!Dicas para o final de semana!


As queridas amigas e amigos, desculpem minha ausência nessa semana, mas tive muitas tarefas complicadas para resolver, e meu tempo não foi nada ocioso, principalmente nesse fim de semana, sem falar que meu marido pede minha atenção e tenho que aproveitar o meu único dia de folga, que é todas segundas-feiras para elaborar algumas receitas e contar algumas curiosidades. Mas enfim tudo resolvido, "por enquanto".
Estou preparando um artigo relacionado a hipertensão e diabetes, mas ao longo da semana, depois de muitas pesquisas e conversas com algumas amigas nutricionistas, me deparei com um assunto muito delicado e pouco explorado, estou tentando a melhor maneira de apresentar dicas saudáveis e principalmente diferentes do habitual, para surpreender à todos, tenho quase certeza que vou precisar de mais alguns dias para prepará-lo e claro, por ser um assunto um pouco extenso e delicado a certo ponto, vou precisar dividi-los em partes, para poder apresentar propostas diferentes ao longo dos dias...Mas isso é assunto para próxima semana, okay!
Agora podemos voltar a atenção para algumas sugestões práticas e muito saborosas para um final de semana em família. 

Quero dizer que podemos nesse fim de semana entrarmos na nossa cozinha e prepararmos para aquele almoço de sábado ou domingo idéias com muita praticidade, afinal, estamos tão cansadas da semana agitada que o que mais queremos no final de semana é descansar..não é mesmo? Por isso, vamos ao mais simples e gostoso possível, adoro!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Couscous: Prato tradicional do norte da África à base de farinha de sêmola. O couscous pode ser servido como acompanhamento de carnes, aves e legumes. Por ser simples de prepará-la, vamos optar por uma salada bem substanciosa de sêmola, afinal queremos ser rápidas e diferentes nesse final de semana, certo?

Salada de Couscous Marroquino
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo:10 min

250g de couscous (semolina de trigo duro)
200 ml de suco de tomate
06 cls de (sopa) de azeite
02 limões
02 tomates  cortado em cubos pequenos sem semente
100 gr de azeitonas pretas picadas
03 cls (sopa) de hortelã picada bem picadinha
03cls (sopa) de cebolinha verde bem picadinha
03 cls (sopa) de salsão bem picadinho
1/2 cebola roxa média picada em cubos muito pequenos
01 maça vermelha ou verde picada em cubos bem pequenos
sal e pimenra do reino à gosto
Modo de Preparo
Hidrate o couscous no suco de tomate, deixe de molho por 10 mint. Enquanto o couscous hidrata, pique a maça em cubos e cubra com o suco de 01 limão, reserve. Pique o restante dos ingredientes e misture tudo, tempere com azeite, com suco de 01 limão, sal e pimenta-do-reino à gosto.

Frango Indiano
Rendimento: 05 porções
Tempo de preparo:30 min

1 kg de peito e sobrecoxa de frango picado em cubos grandes
1 dente de alho
sal e pimenta vermelha a gosto
01 limão
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média
1 colher (sopa) de Curry
1 folha de louro
1 galho de alecrim
1 galho de tomilho

Temperar o frango com o alho socado, o sal e a pimenta, louro, alecrim e o tomilho. Regar como suco de limão e deixar tomar gosto durante 15 minutos. Refogar a cebola no azeite, colocar o frango temperado e deixar que fique bem doradinho, em seguida coloque água até cozinhar o frango, por fim coloque o vinho branco e o  curry e   deixe reduzir pela metade. Sirva com a nossa deliciosa Salada de couscous marroquino.


Gente essa receita é tudo de bom particularmente minhas sobremesas preferidas são Panacotas e Semi-fredos, como adorao gelatos, vou passar uma receita de um SemI-fredo maravilhoso retirado do livro de receitas de Jamie Oliver, é fácil, rápido e muito mais muito bom! Com algumas variações, ela pode substituir muito bem o sorvete. O Semi-fredo é variado e refrescante. Para obter o melhor resultado, é importantes unir todos os ingredientes rapidamente e congelá-lo com a maior quantidade de ar dentro dele possível.Após escolher o seu sabor o semi-fredo leva apenas 04 minutos para ser feito, e depois de pronto basta levá-lo pra o congelador. Então você antes de servir retire do congelador e deixe na geladeira até se tornar um semi-fredo (semicongelado). Mas a regra do sorvete também se aplica aqui, uma vez que você retira do congelador, você não pode voltar a congelá-lo. O Semi-fredo é uma receita completa você pode incrementar com algumas frutas da estação, regar com mel, caldas de chocolate, café e xaropes. Na Itália, ele é servido com caramelo ou balas de leite, e até mesmo com um purê de frutas às vezes.


Semi-fredo de Praline
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 05 minutos para o preparo do semi-fredo e 30 minutos para o preparo do praline.

01 fava de baunilha
55 gr de açúcar
04 ovos caipira grandes, gemas e claras separadas
500 ml de creme de leite fresco
sal
Para o praline
300 gr de nozes ( de sua preferência, pistache, avelãs, castanha de cajú, amêndoas)
200 gr de açúcar
04 col (sopa) de água

Modo de Preparo
Praline:
Ponha o açúcar e a água em uma panela e coloque-a em fogo médio. Até virar um caramelo, abeixe o fogo e acrescente as nozes e misture delicadamente para que fiquem cobertas com o caramelo( não misture rápido para não açúcarar o seu praline).. Coloque sobre uma superfície que não se queima, untada com manteiga, ou óleo o praline até que ele esfrie por completo. Quando estiver frio, triture no processador de alimentos até obter pedaços ligeiramente grossos, ( aproximadamente 1/2 cm). Remova cerca da metade das nozes confeitadas, então triture o restante até virar pó. (Caso não tenha processador de alimentos em sua casa, use um pano de prato sobre as nozes confeitadas e esmague com um rolo de massa, e o restante bata no liquidificador). Reserve.
Semi-fredo:
Retire as sementes da fava de baunilha fazendo um corte em seu compimento e raspando as sementes para fora de cada metade. Bata as sementes de baunilha com as gemas dos ovos na batedeira até criar uma mistura mais clara. Em uma segunda tigela, bata as claras com uma pitada de sal até ficar em ponto de neve dura, reserve. Depois em uma terceira tigela, bata o creme até virar chantilly ( cuidado para não bater demais e amenteigar). Agora misture o praline e todos os cremes batidos  muito delicadamente. Coloque o conteúdo no recipiente escolhido, cubra com papel celofane e congele até você estar pronto para come-lo, sugiro prepará-lo na sexta à noite, para poder atacá-lo no seu final de semana.

Bon Appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá obrigada por comentar!

Sua participação neste Blog é super importante :D

Participe deste espaço enviando duas sugestões em contatomulheresnocomando@gmail.com