quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bon Appétit! Dicas para receber os amigos



Quem nunca teve o prazer de receber os amigos em casa, é uma delícia não? Mas essa nem sempre é uma tarefa fácil. Do que servir à decoração é sempre umapreocupação. Você ao mesmo tempo em que quer ser rápida na cozinha para poderficar de bate papo na sala com os amigos às vezes não sabe qual o melhor prato servir, e a dúvida se todos estão à vontade.

Aqui em casa é assim moro em um apartamento na Vila Madalena e não possuo um grande espaço, e em breve vamos começar a servir alguns jantares, tarefa que foi dada pelos Alvaristas.

Com 01 década de amizade resolvemos reunir os grandes amigos em torno de uma mesa uma vez por mês, e cada casal terá a grande tarefa de oferecer um jantar.

Bom, esse desafio já começou, e o 1º jantar foi realizado na casa do meu grande amigo Gustavo Edwald, mesmo cansado da sua maratona no Citibank, e ainda vestido socialmente, ele teve o prazer de nos surpreender com uma salada bem variada acompanhada de um molinho mostarda, de prato principal um Penne Colore ao Molho Bechamel com shitake! Ficou Maravilhoso!

E de quebra a Mãe do Gus, que é uma craque na cozinha também (detalhe para quem não sabe a Mãe do Gus faz a melhor Salada de Batata do Mundo, quem já provou sabe o quê eu estou falando), enfim ela nos surpreendeu com uma Mousse de Maracujá bem leve e saborosa... uhhhhm!

Foi tudo maravilhoso, encontrar os amigos, naquele ambiente totalmente agradável e familiar, cervejinha, vinho, musiquinha. Sem falar nas boas gargalhadas que nós damos! Com o Yure divertindo-se ao máximo na floresta de “Pandora”.

Enfim, foi tudo ótimo e deixou saudade. Para falar a verdade ainda não sabemos quem será o próximo da lista, mas acho melhor eu começar a pensar no que vou preparar.... Mas como tenho uma certa facilidade, afinal não saio da cozinha....Vou dar umas dicas bem básicas e rápidas, para aqueles que não tem muito tempo e também não são tão “experts”, ainda na cozinha.

Algumas vezes, preparamos algo muito simples, mas podemos ousar em servir em uma travessa diferente ou uma taça elegante ou até mesmo dentro de uma xícara, aí que tudo se transforma.

Essa possibilidade de apresentação modifica todo o ambiente.

Primeiro passo: arrume a sua sala, esborrife um aroma no ar de sua preferência,escolha um som agradável, bem baixinho para que todos escutem o quê cada esta dizendo. Disponha algumas flores em vasos ou então acenda algumas velinhas com aromas e espalhe pelos ambientes. Acho super bacana e especial, conseguir imprimir um mine “Menu”, para que seus convidados saibam as iguarias que serão oferecidas, é uma ideia simples e fácil de ser feita, mas que surpreende seus convidados!

Antes dos seus amigos chegarem, com certa antecedência, é claro, verifique se tudo que você precisa está na sua dispensa ou geladeira, caso contrário você precisará correr até o mercado mais próximo. Com a lista pronta e os itens na mão, chegue em casa e ofereça a você mesmo uma taça de vinho ou uma cervejinha bem gelada, isso ajuda a você relaxar e colocar suas energias boas na produção dos quitutes.

As sugestões que estou apresentando são totalmente de acordo com o meu paladar, então tudo pode ser transformado, basta colocar em prática a sua imaginação, o importante é que tudo possa ficar pronto com antecedência, assim você não precisara ficar correndo da sala até a cozinha com medo de alguma coisa queimar, por exemplo, ou ficar cheirando óleo, cebola, alho, ninguém merece receber os amigos com cheiro de tempero, deixe esse aroma para os pratos e fique bem perfumada para recebê-los, a regra é: otimizar, agilizar e aproveitar o momento...Então vamos às dicas:

 
Entrada
Queijo Brie quente com Geléia
Pasta de Berinjela do Mediterrâneo
Pasta de Minas com Salsa
Pães e Torradas
Saladinha Verde com Tomates Assados

 
Prato Principal
Pappilote de Linguado com Ratattouille e Manteiga de Gengibre

Ou

Saltimboca de Filé com Purê de Mandioquinha e Mostarda em grãos


Sobremesa
Merengue


Receitas

 
Queijo Brie com Geléia
Rendimento: 10 pessoas
Tempo de preparo: 03 min
Queijo Brie - 02 fatias
Geleia - 600gr

Modo de preparo

Compre 02 fatias de queijo brie, retire da embalagem coloque em um prato e sobre o queijo coloque a geleia de sua preferencia leve ao micro-ondas por no máximo 02 min até o queijo derreter, sirva com a geleia de sua preferencia: Damasco, Amoras, Maça, Tangerina. Sirva com torradinhas. Dica, coloque em um prato triangular ou quadrado, ao retirar do micro-ondas coloque as torradinhas em volta do queijo!

Decore com folhinhas de hortelã e pimenta-rosa para dar um charme, se tiver é claro!

Pasta de Berinjela do Mediterrâneo
Rendimento: 10 pessoas
Tempo de preparo: 20 min
Berinjela - 03 und
Azeitona preta sem caroço picada - 150gr
Passas branca ou preta -50gr
Pimentão amarelo - 01 und
Pimentão vermelho - 01 und
Cebola roxa bem picadinha - 01 un
Azeite - 100 ml
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsinha picada a gosto

Modo de preparo

Lava as berinjelas seque e enrole no papel alumínio e leve ao forno pré- aquecido a 200ºC por 20 min, faça o mesmo com os pimentões. Retire do forno e abra cuidadosamente o papel, cuidado com o vapor, retire apenas a poupa da berinjela,descartando sua casca, reserve esse purê de berinjela. Retire a pele e as sementes dos pimentões e corte em tirinhas bem finas. Misture a poupa dessa berinjela, com os pimentões e todos os restantes dos ingredientes, acerte o ponto do sal e da pimenta.

Leve a geladeira e assim que gelar sirva com pães e torradas. Dica: Sirva essa pasta dentro de cumbucas menores, e em cumbucas maiores coloque gelo picado, sobre o gelo coloque as cumbucas da pasta, além de dar um toque charmoso, elas continuam frescas.

Pasta de Minas
Rendimento: 10 pessoas
Tempo de preparo: 05 min
Queijo minas -300 gr
Requeijão cremoso – 01 copo
Parmesão ralado – 50gr
Salsa picadinha para decorar
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Amasse com ajuda de um garfo todo queijo minas, em seguida misture todos os outros ingredientes acerte o ponto do sal e da pimenta. Sirva com pães e torradinhas.Saladinha Verde com Tomates Assados

Rendimento: 10 pessoas
Tempo de preparo: 15 min
Alface Americana -01 und
Rúcula- 01 mç
Agrião – ½ mç
Salsão apenas as folhas – 150gr
Hortelã- 30 folhas
Manjericão- algumas folhinhas
Tomate cereja – 400gr
Vinho branco seco- 100 ml
Açúcar- 03 cls de (chá)
Azeite -100 ml
Tomilho – algumas folhinhas
Sal a gosto
Modo de preparo

Lave os tomates e coloque numa forma. Sobre os tomates coloque o açúcar, vinho branco, azeite, sal e as folhinhas de manjericão, leve para assar no forno pré-aquecido a 180ºC durante 15min no máximo, até que os tomates amoleçam, reserve.

Lave todas as folhas e rasque grosseiramente, misture todas as folhas e coloque dentro de taças transparentes, sobre as folhas coloque esses tomates assados e regue com o molho que restou na assadeira.

Pappilote de Linguado com Ratattouille e Manteiga de Gengibre
Rendimento: 10 pessoas
Tempo de preparo: 15 mint
Linguado - 10 filés limpos
Cebolas – 02 un
Tomates – 06 un
abobrinhas italianas -03 un
Berinjela grande- 01 un
Pimentão verde sem semente -01 un
Pimentão vermelho sem semente – 01 um
Dentes de alho – 10un
Folha de louro – 10 um
Suco de Limão siciliano – 03 und
Manjericão fresco a gosto
Azeite de oliva a gosto
Manteiga – 50 gr
Gengibre ralado – 01 cl (sopa)
Sal e pimenta do-reino a gosto

Modo de preparo

Corte todos os legumes em rodelas finas, e tempere com sal e pimenta, reserve.Pegue uma lâmina de papel alumínio de 40 cm de comprimento, dobre ao meio, e dobre todas as laterais para impedir que o vapor saia, deixe apenas uma lateral aberta, pois e nessa abertura que você irá dispor os ingredientes. Tempere os linguados com sal, pimenta e o suco do limão reservem. Amoleça a manteiga no micro-ondas e misture com o gengibre ralado, leve para geladeira até endurecer.

Dentro de cada pappilote, coloque cada fatia de legumes, um alho uma folha de louro,algumas folhas de manjericão, um fio de azeite 01 filé de peixe e um pedacinho da manteiga de gengibre, feche bem esse “envelope”, e disponha cada papillote dentro de uma forma, lado a lado e leve ao forno pré- aquecido 250ºC por no máximo 15mint.

Coloque o pappilote em um prato bem bonito, e deixe o seu convidado abrir, assim ele será surpreendido por um aroma formidável vindo com aquela fumacinha...é Sensacional essa receita, saborosa, rápida, prática e muito saudável.

Saltiboca de filé com Purê de Mandioquinha e mostarda em grãos
Rendimento: 10 pessoas
Tempo de preparo: 25 min
Bifes finos de filé mignon – 10 und
Sálvia -10 folhas
Presunto Cru fatiado bem fino- 20 fatias
Farinha de trigo – 150gr
Vinho branco seco – 300 ml
Manteiga – 150 gr
Mandioquinha – 500gr
Creme de leite – 01 caixinha
Leite – 150ml
Manteiga – 50gr
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Mostarda em grãos para decorar

Modo de preparo

Tempere com sal e pimenta os filés, passe na farinha de trigo apenas uma face do bife, na outra face coloque uma folha de sálvia e sobre ela 02 fatias de presunto cru,aperte para que segure bem, faça isso em todos os filés, reserve. Descasque as mandioquinhas corte em rodelas e leve para cozinhar, depois de cozida, espreme e leve para uma panela e acrescente o creme de leite, o leite, manteiga e acerte o ponto do sal, misture bem até formar um purê, reserve.

Numa frigideira, coloque uma parte da manteiga e derreta, coloque o filé com a parte do presunto cru para baixo,salteie por no máximo 06min esse lado, vire e coloque o vinho branco aos poucos,até ir reduzindo e formando um molhinho bem brilhante. Faça isso com todos os filés e leve para uma forma antiaderente, reserve.

Quando você for servir o jantar aqueça o forno coloque os saltimbocas para esquentar, e aqueça seu Purê em um recipiente que possa ir ao micro-ondas, sirva bem quente todos os itens, coloque em cada prato 02 colheres bem cheia de purê, com mostarda em grãos para decorar e disponha no prato também o seu saltimboca, regue com o molho que restou na assadeira.

Merengue
Rendimento: 10 pessoas
Tempo de preparo: 10 min
Morango -400gr
Suspiro -200gr
Creme de leite fresco- 300 ml
Açúcar -05 cls de (sopa)

Modo de preparo

Bata o creme de leite fresco com o açúcar na batedeira até formar chantilly, reserve na geladeira. Lave os morangos e corte em rodelas, separe alguns os mais bonitos e grandes de preferencia para decorar. Quebre os suspiros com a mão e reserve.

Montagem você pode montar de 02 maneiras individualmente ou em uma travessa bonita e transparente. Monte uma camada de chantilly, depois uma camada de suspiro, uma camada dos morangos em rodelas e chantilly novamente, faça isso até que a última camada seja de chantilly, decore com os morangos mais bonitos da caixa, e coloque umas folhinhas de hortelã.

Agora e só aproveitar a presença de todos e....

Bon Appétit, mon Ami!




 Por Emery Alvares

Um comentário:

  1. ooooooooo loko........ nem fiz parte de mais essa !!!!!

    Mas, que legal que estão se encontrando fico felix por vcs!!!! Ainda mais com essa chef!!!

    beijos e o blog está ótimo!!!

    ResponderExcluir

Olá obrigada por comentar!

Sua participação neste Blog é super importante :D

Participe deste espaço enviando duas sugestões em contatomulheresnocomando@gmail.com