terça-feira, 14 de setembro de 2010

Todo dia pode ser segunda-feira, comece hoje sua dieta e Bon Appétit

Segunda-feira! “O dia”, que inicia a semana para a realização de muitas tarefas. Trabalho, dietas, exercícios, consultas, e promessas. Porque sempre iniciamos as mais difíceis tarefas as segundas- feiras, sabotamos nós mesmos, pois sempre existirá uma segunda-feira!

Então não espere até a outra segunda!!!!!

Pensando nisso, diante de tanto trabalho que vem pela frente, nada melhor que começar a semana, alimentando-se bem! Usando e abusando de legumes, verduras e frutas, preparando de jeito fácil e rápido uma sugestão para esse dia tão acelerado!

Aproveitando que estamos quase no inicio da primavera, e podemos encontrar em abundancia e com preços bem acessíveis, como: Brócolis, ervilha, couve, rabanete, cogumelos, abobrinha, alho, cebola, alho-porró, pimentão vermelho, laranja, mexerica, carambola, abacaxi, tamarindo, entre outros.

Adicione aos seus favoritos a página de tabela de hortifrútis do Ceagesp, lá você irá encontrar, todas as verduras, frutas e peixes da estação, antes de sair comprando tudo que vê pela frente, assim você poderá economizar e principalmente poderá levar para casa um produto de qualidade.

Você sabia que vegetais de coloração escura, como rúcula, espinafre, brócolis e agrião contém ácido fólico e boro e são excelentes no combates à depressão? Por trás das cores dos alimentos há muito mais do que imaginamos.

Os brancos, como alho e cebola, possuem alicina, associada à redução do colesterol.

Os roxos têm anticianina, com ótimo efeito contra o envelhecimento.

Os vermelhos possuem licopeno, que auxilia na prevenção de câncer de próstata e osteoporose.

Os verdes têm bom índice de fibras e luteína, que mantém a saúde visual.

Os amarelos são ricos em antioxidantes, como vitamina C e betacaroteno.

Conheça os alimentos e adicione novas cores às refeições!




Então vamos ao nosso “Menu da 2º feira” que pode cair na terça, na quarta, na quinta.......

Entrada: Salada de maça com iogurte especial

Prato Principal: Pão de folha com verduras assadas e Meca com tomilho

Sobremesa: Frozen de Cidreira com Tangerina


Salada de maça com iogurte especial

Rendimento: 01porção

Maça Vermelha : ½

Brotos de beterraba : quanto baste

Mimirrúcula, miniagrião: quanto baste

Hortelã: 10 folhas

Iogurte: 100 gr

Mel: 01 cls de sopa

Limão :01

Tomilho: algumas folhinhas

Sal : 01 pitada

Modo de preparo: Misturar o iogurte, mel, e ½ limão e a pitada de sal, reserve. Lavar as folhas e misturar todas se preciso rasga-las, para não ficar muito grande no prato. Corte a maça em rodelas bem finas e esprema o restante do limão para não escurecer. Disponha as folhas sobre um prato e coloque sobre elas as maças em rodelas e regue com esse molho de iogurte e decore com as folhas de hortelã.

Pão de folha com verduras e Meca assada

Para Meca assada com tomilho

1/2 xic de azeite

1/2 bulbo de Erva-doce cortado bem fino

04 pedaços de file de Meca de 120gr cada um, ou peixe de sua preferência

01 cenoura média cortada em tiras finas

10 ramos de tomilho

01 dente de alho sem casaca

Sal e pimenta-do-reino à gosto

Forre uma assadeira com papel alumínio, pincele com um pouco de azeite e disponha a erva-doce e por cima, coloque os peixes, polvilhe sal e pimenta. Distribua a cenoura e os ramos de tomilho sobre o peixe. No liquidificador, bata o azeite restante com o alho, tempere com sal e pimenta e regue os pedaços de peixe. Cubra com papel alumínio e leve ao forno moderado 180ºC POR 20 minutos até que , ao espetar um garfo ele se desfaça em lascas. Retire da assadeira e sirva acompanhando o pão de folha com verduras assadas.

Para o pão folha com verduras assadas

01 fatia de pão sírio

50gr de cogumelos

40gr de brócolis

40gr de ervilhas torta

40gr de couve-flor

40gr de tomate cereja

50gr de rúcula

60gr de mussarela de búfala

60gr de ricota

02 cls de sopa de azeite extravirgem

01 pitada de sal

Tomilho a gosto e suco de 01 limão siciliano

Unte uma forma refrataria com ¼ do azeite, distribua os legumes( todos previamente branqueados), os cogumelos, os tomates-cereja cortados ao meio. Regue com mais ¼ do azeite e deixe murchar no forno por 10 minutos, retire do forno e reserve. Aproveite o forno ligado e coloque o pão sírio para assar um pouquinho, no máximo 02 minutos. Retire e coloque sobre o pão todos os legumes a mussarela de bufala e o tomilho e leve novamente ao forno médio até o queijo derreter. Finalize com a ricota esmigalhada e a ráucula cortada bem fininha, tempere com o restante do azeite, limão e sal.
 
Frozen de Cidreira com Calada de Tangerina

1/2 xícara (chá) de erva cidreira fresca

adoçante a gosto

1 envelope de gelatina incolor sem sabor

2 xícaras (chá) de iogurte natural desnatado

Ingredientes para a Calda de Tangerina

1/2 xícara (chá) de mel com própolis

1 xícara (chá) de suco de tangerina

2 colheres (sopa) de casca de tangerina cortada em tirinhas finas.

Modo de Preparo

Em uma panela, ferva 1 xícara (chá) de água, junte a erva-cidreira fresca e retire do fogo. Deixe amornar com a panela tampada.

À parte, misture em uma tigela a gelatina, dissolvida conforme as instruções da embalagem, o iogurte desnatado e o adoçante. Coe o chá sobre a mistura e mexa. Bata, com um batedor manual, até a mistura ficar homogênea. Cubra a tigela com filme plástico e leve ao congelador por 2 horas, ou até começar a cristalizar as bordas. Retire. Bata a mistura na batedeira por 4 minutos. Volte ao congelador e deixe por mais 1 hora, ou até ficar firme, mas cremosa. Retire, misture com uma colher e regue com a calada de tangerina e está pronto para servir.

Todas as receitas podem ser acrescentadas outros ingredientes, caso não encontre substitua-os, exemplo: limão siciliano, por limão tahiti, queijo de búfala por queijo branco, Meca por sardinha, Lambari, Atum, assim tudo combina ao seu paladar e bolso também

Obs. Método branquear significa, levar um alimento para fervura até chegar ao ponto de cocção e em seguida dar um choque térmico em água gelada, para garantir sua textura e cor.

Tenham todos, uma excelente semana e Bon Appétit!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá obrigada por comentar!

Sua participação neste Blog é super importante :D

Participe deste espaço enviando duas sugestões em contatomulheresnocomando@gmail.com