segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bon Appétit! Emery Alvares. Cardápio para um 2011 saudável!

A Chef Emery
Mas um ano se passou, e sempre fazemos um feedback, de tudo que realizamos , peneiramos os pontos positivos dos negativos e o resultado final sempre acaba sobrando ou faltando algo que deixamos de fazer. Aquela dieta falta de tempo para dedicar-se à família, um novo amor, descuidos com obras sociais, enfim.

Mas temos a esperança que o ano que se inicia será diferente, determinamos tudo que desejamos e temos o dever de engatar à 1º marcha e nada pode desviar as nossas atenções.

Então desejo a todos muita sorte e determinação na concretização de todos os seus pedidos. E lá vamos nós rumo a 2011. Felicidades, Paz e muito amor a todos!

Vamos começar o ano leve e light, por favor, né. Oh, época para driblarmos as dietas, é difícil resistir ao peru, as rabanadas, aos panetones e aos prossecos.... Aiiii, que delícia, mas final do ano acabou e é hora de desintoxicarmos o nosso organismo de tantas guloseimas cheias de calorias, pensando nisso...Vou apresentar algumas dicas saudáveis e saborosas para repormos as nossas energias e principalmente para limpar e tonificar o nosso organismo!

Pesquisando em alguns livros e também na internet pude observar que existem muitas maneiras de desintoxicar o nosso organismo, mas são poucos que introduzem na mesma dieta desintoxicante vitaminas e minerais que deem energia a nossa maratona diária, o que eu desejo explicar é, que muitas das receitas acabam deixando de lado alguns componentes essenciais, como proteínas, fibras, e também óleos, que ajudam e facilitam a digestão e repõem as energias que tanto precisamos. Nessa hora é muito bom também você saber o quanto esta pesando e o seu índice de massa corporal, para saber se está ou não no seu peso IDEAL! Copie esse link abaixo e entre para saber o seu IMC!


Pois então, criei algumas receitas que carregam em si todos os elementos saudáveis que precisamos. Quero deixar claro, que esse tipo de dieta não pode ser seguido durante todo o longo ano, e sabendo dosar e tendo consciência das calorias podemos ocasionalmente ingerir a macarronada da sogra, o churrasco do cunhado e aquela deliciosa caipirinha de limão, com adoçante é claro! Mas isso OCASIONALMENTE certo!

Então, vamos iniciar as nossas dietas já!

Ao acordar levante da cama e faça um bom alongamento, além de dar energia durante todo o seu dia ele ajuda a descarregar as dores musculares e nos livrar das tensões.

Entre no link abaixo, e pratique esse alongamento, é uma boa dica para começar, eu mesma estou fazendo e me sentindo ótima a cada dia!




Regras Básicas: Pode tomar chá ou café à vontade, com adoçante. Beba pelo menos 4 copos de água por dia. Entre as refeições, se sentir fome, coma laranja ou erva-doce e cenoura à vontade. E gelatina diet se preferir.

Depois do seu alongamento comece o dia com um Bom café da manhã!

Sucos


150ml de água de coco

01 rodela de abacaxi

01folha de couve

05 folhas hortelã

Suco de 01 laranja

03 cubos de gelo

Ou

01 manga

Suco de uma laranja

01 ameixa

01 folha de couve

100ml de chá verde

03 cubos de gelo

Ou

2 maçãs

1 cenoura

1 fatia de limão com casca

¼ de pimentão amarelo

1 fatia de 2,5 cm de gengibre

Gelo á gosto.

Ou

2 maçãs

1 fatia de limão com casca

1 fatia de 2,5 cm de pepino

1 talo de aipo

1 pedaço de 2,5 cm de gengibre

E gelo á gosto.

Ou

1 pedaço de 2,5 cm de beterraba crua

½ maçã

1 fatia de 2,5 cm de abacaxi

1 fatia de 2,5 de limão com casca

¾ litro de água mineral.

Ou

½ abacaxi

¼ de xícara de (chá) mirtilos (Blueberries)

1 punhado de amoras

200g de iogurte desnatado

4 cubos de gelo.

Ou

3 maçãs

1 punhado grande de espinafre

1 pedaço de 2,5 cm de beterraba crua

1 fatia de 2,5 cm de pepino

1 punhado pequeno de salsa (deixe esse ingrediente de fora se tiver problema nos rins)

150 ml de chá verde

Basta escolher o suco de sua preferencia e bater no liquidificador. Quanto maior a ingestão dos sucos melhor a desintoxicação.

Pão Light com grãos de sua preferencia com uma fatia fina de um queijo magro e 02 fatias de peito de peru light. Pode variar com torradas integrais.

Almoço

 
Aprenda a fazer duas sopas desintoxicantes

• 1 cebola pequena picada

• 1 col. (sopa) de óleo de canola ou girassol

• 4 abobrinhas picadas

• 250 g de cogumelo em conserva picado

• 2 ramos de salsa picada

• 6 copos de água

• ½ xíc. (chá) aveia

• sal a gosto

Modo de preparo

Refogue a cebola no óleo. Adicione as abobrinhas e o cogumelo. Abaixe o fogo e refogue por 5 minutos, mexendo sempre. Adicione os demais ingredientes e cozinhe por 12 minutos. Esfrie um pouco e bata no liquidificador até ficar cremoso. Se desejar, separe uns pedacinhos de abobrinha e cogumelo para acrescentá-los na sopa já batida.

02º Sopa Desintoxicante

Ingredientes

• 1 cebola média picada

• 4 cenouras grandes picadas

• 3 talos de aipo picados

• 2 beterrabas pequenas picadas

• 2 pitadas de sal

• 2 folhas de louro

• 1 xíc. (chá) de salsa fresca picadinha

• 4 xíc. (chá) de caldo de galinha caseiro ou industrializado light, já dissolvido nessa quantia de água.

Modo de preparo

Numa panela grande, coloque a cebola, a cenoura, o aipo, a beterraba, o sal, as folhas de louro e a salsa. Se desejar, acrescente pimenta-do-reino a gosto. Cubra com o caldo de galinha, espere ferver. Deixe ferver por aproximadamente 45 minutos, até que os legumes fiquem tenros. Remova as folhas de louro. Se desejar, bata tudo no liquidificador ou deixe em pedaços.

Almoço

01 concha de sopa desintoxicante de sua preferencia.

01 prato de salada bem farta de folhas (sugestão: alface, rúcula, tomate, cenoura, aspargo e semente de linhaça), temperada com um fio de azeite extra virgem e sal.

Ou

01 prato de salada. Legumes crus permitidos: nabo, alface, cebola, alho, acelga, cenoura, salsa, couve, escarola, almeirão, rabanete e rúcula. Cozidos em água e sal ou no vapor: chuchu, couve-de-bruxelas, couve-flor, brócolis, aspargo e alcachofra. Temperos: sal, limão, shoyu, aceto balsâmico

Acompanhe a salada com:

6 col. (sopa) de grãos (milho, centeio, aveia, arroz integral, soja, feijão, lentilha, grão-de-bico, trigo) cozidos em água e temperados com cebola, alho e ervas.

Acompanhe também

150gr de Salmão ou St Peter, ou linguado ou filé de frango grelhados.

Ou (nesse caso consuma apenas a sopa, a salada, massa e uma das carnes citadas acima).

01xíc. (chá) de massa integral ou de glúten com molho de tomate

Sobremesa

2 fatias de melão

Lanche da tarde:

Iogurte desnatado com frutas (usar adoçante, opcional).

2 porções de frutas (1 porção = 2 ameixas vermelhas ou amarelas;

1 xíc. (chá) de amora ou morango; 1 laranja; 1 mexerica; 1 pêssego; 1 nectarina; 1 maçã pequena), 1 gelatina diet

Jantar

1 concha de sopa desintoxicante

1 prato de salada de folhas e legumes (mesmas opções do almoço)

8 sticks de kani ou 2 fatias de queijo branco

1 porção de gelatina dietética

Ou

1 concha de sopa desintoxicante

1 prato de salada de folhas e legumes (mesmas opções do almoço)

3 col. (sopa) de atum em água ou 2 fatias grossas de tofu ou 1 omelete de 2 claras

1 gelatina diet

Lanche antes de dormir:

Chá de hortelã com uma lasca de gengibre com 01torrada com geléia dietética de sua

ou

1 porção de fruta

Ou

1 gelatina diet

Se o programa for seguido por até uma semana, a partir do terceiro dia é melhor incluir alimentos sólidos no cardápio, mas com baixo teor de calorias. A perda ou desinchaço, neste caso, pode ser um pouco maior, de 2 a 3 kg na semana.

Se seguida por mais de dois dias, os alimentos podem ser leite desnatado no café da manhã, filé de frango ou de peixe no almoço ou jantar, frutas (maça, pêra, melão) ou sucos (com adoçante) e vegetais (com exceção de mandioca, batata, cenoura e beterraba – que contém muita glicose) à vontade.

É recomendado beber muita água durante todo o dia. Detalhe: como as frutas são ricas em fibras, é provável que o metabolismo acelere as funções intestinais do organismo.

Promessa

Essa dieta é aplicada para quem precisa apenas se desintoxicar dos abusos cometidos nas ocasiões especiais. Não é uma dieta indicada para quem quer perder peso, mas pode-se “desinchar” até 1,5 kg, nos casos em que a pessoa segue a dieta apenas com líquidos, durante 1 ou 2 dias. Para quem segue por uma semana, incluindo alguns alimentos sólidos leves no cardápio, a perda pode chegar até a 3 kg.

Contraindicação

Como essa não é uma dieta de emagrecimento, não deve ser seguida por mais de uma semana. Nas dietas pós-festas, os abusos calóricos não são contrabalançados. Desintoxicação visa à limpeza e o reequilíbrio e não o ajuste calórico do organismo. E muitas vezes, a pessoa faz essa dieta pensando que está perdendo gordura, quando, na verdade, só está eliminando água. Portanto, para emagrecer, ela não é saudável!

Passe une bonne semaine!!!

Bon Appètit!!!!!!!!!!!

by Chef Emery Alvares emerychef@mulheresnocomandosempre.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá obrigada por comentar!

Sua participação neste Blog é super importante :D

Participe deste espaço enviando duas sugestões em contatomulheresnocomando@gmail.com