quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Médico explica quais são os riscos de segurar o xixi!

O hábito de homens e, principalmente de nós, mulheres de segurar o xixi até encontrar um local adequado foi um dos temas centrais do Bem Estar da Globo desta quarta-feira (23).

O urologista Marcelo Vieira, do Hospital Samaritano, em São Paulo, esteve presente no estúdio com Mariana Ferrão e Fernando Rocha para falar se adiar a hora de urinar pode prejudicar os rins, a bexiga ou o organismo em geral.

Quem trabalha com telemarketing ou em centrais de atendimento acaba tomando muita água, na tentativa de melhorar a voz, e fica com mais vontade que o normal de ir ao banheiro. O problema é que tudo nesses locais é cronometrado, e uma ligação vem atrás da outra. “Você se programa para levantar, aí aparece um cliente que fica 20 minutos ao telefone”, diz a atendente Nilza.

Na rodoviária, a espera pode levar horas. Dona Marilene saiu de Ubatuba, no litoral norte paulista, com direção à capital e ficou quase seis horas sem fazer xixi. Esperou um lugar mais confortável e limpo. Como é diabética, sabe que essa atitude não é a mais indicada. "Depois a gente se sente aliviada, satisfeita”, afirma.

Segundo os médicos, segurar o xixi não aumenta a pressão da bexiga a ponto de danificar os rins. Mas a vontade é incômoda porque, quando o comando de que a bexiga está cheia passa para o cérebro, ele atravessa o sistema límbico, também responsável pelas emoções, e faz com que o desejo aumente ao ouvir barulho de água ou presenciar outras situações que lembrem que a bexiga precisa ser esvaziada.

Parem de regular xixi!!!





Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá obrigada por comentar!

Sua participação neste Blog é super importante :D

Participe deste espaço enviando duas sugestões em contatomulheresnocomando@gmail.com