sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Por que as mulheres evitam a mamografia?!

Pesquisadores analisaram dados médicos, físicos e demográficos de 4.708 mulheres nos estados americanos de Oregon e Washington – nenhuma delas havia passado por uma mamografia há mais de 20 meses e todas foram informadas por correio e telefone de que já estava próxima a data de realização do exame de rastreamento de câncer de mama.


O estudo de mulheres entre os 50 e os 69 anos de idade encontrou os seguintes fatores relacionados à não realização de mamografia: idade abaixo dos 60 anos, renda familiar anual inferior a R$ 65 mil, obesidade e cobertura de plano de saúde há menos de cinco anos.

Um subgrupo de 340 mulheres explicou as razões que as levaram a evitar a mamografia. Dores causadas pelo exame, falta de tempo e constrangimento foram os principais motivos. As dores foram um fator importante para 31% das obesas, contra 19% das mulheres com peso normal.

“Nós não sabemos por que as obesas reclamam mais de dores nos exames de mamografia”, disse Adrianne Feldstein, pesquisadora sênior do Kaiser Permanente Center for Health Research e principal autora do estudo.

“Nosso estudo anterior sugere que a obesidade pode estar associada a um limiar de dor mais baixo. Quase metade das mulheres participantes do estudo era obesa – e as obesas têm maior probabilidade de desenvolver câncer de mamas – por isso precisamos encontrar melhores formas de garantir que estas mulheres realizem os exames”, ela complementou.
Feldstein e sua equipe também constataram que as mulheres abaixo dos 60 anos de idade apresentavam maior probabilidade de dizer que não passavam por uma mamografia por falta de tempo – 19% contra 6%.

A equipe de pesquisa diz que disponibilizar mais exames no local de trabalho e estender o horário para a realização dos mesmos poderia ajudar a aumentar o número de mamografias em mulheres jovens.

Mulherada...sem medo da dor hein...não deixem de fazer o exame...e sempre ...sempre..se olhem e façam o auto exame que muitas vezes pode sinalizar um probleminha que percebido no início torna tudo mais fácil!!