sábado, 28 de maio de 2011

Bon Appètit!by Emery Alvares e os segredos das panelas e facas

Chef Emery
Olá, MNCS! Tudo bem?

Bom, como o meu trabalho diário é cozinhar e cozinhar vou comentar um pouquinho sobre alguns equipamentos e utensílios que são mais que uteis em qualquer cozinha do mundo.

Panelas e Facas

Todos nós temos na nossa cozinha um número X de panelas, mas acabamos sempre usando
as mais práticas, como as antiaderentes e aquelas bem fáceis de lavar, ah, os menores são as melhores no meu caso! Como não tenho empregada doméstica, toda vez que uso algo já imagino o resultado final, e confesso tem algumas panelas que só de pensar o creme grudando no fundo, já entro em pânico! Por isso é sempre bom saber qual a melhor panela usar e quando usar! Vou começar especificando as mais conhecidas e usuais é claro, e vou explicar um pouquinho sobre elas.

Panelas de ferro, de pedra sabão, de aço inoxidável, de barro, com antiaderente, esmaltada.

Mas você sabe quais os efeitos dessas panelas nos alimentos e na nossa saúde?


O alumínio, por ser um elemento extremamente abundante e barato, além de ser leve e
bom condutor de calor, é utilizado largamente na produção de panelas. Além ser ótimo para frituras.

Porém, estudos revelam que este elemento é prejudicial à saúde. Uma dica útil: Para
limpar panelas feitas com este tipo de material, basta lavar com água e detergente neutro, e nunca polir com esponja de aço, pois, quando feito isto, ocorre a liberação de óxido de alumínio. Para quem deseja “clarear” a panela basta ferver com uma solução de água e ½ limão.

As panelas feitas de cobre são as favoritas das doceiras, por serem de um metal com excelente condução e distribuição de calor. Porém, essas panelas não devem ser de cobre puro para a preparação de salgados, pois, neste caso, ocorrem reações químicas com sais e óxidos produzindo toxinas que podem causar problemas renais, alterações osteo-articulares, e até mesmo lesões cerebrais. É muito importante que a panela seja revestida com outro tipo de material como, por exemplo, o aço inox. Pode-se utilizar o “tacho” de puro cobre no preparo de zabaione (tipo de sobremesa a base de ovos), claras em neve e merengues, isto porque o cobre reage quimicamente tornando-se um estabilizante para as claras. Uma dica útil:



Lavar somente com água e detergente neutro n parte interior. Já, para lavar a parte exterior, preparar uma pasta de ½ parte de farinha de trigo, ¼ de vinagre e ¼ de água ou
limpador apropriado.


Barro: a panela feita com este tipo de material é muito apreciada para pratos regionais no
Brasil, pois, possuem como característica a excelente retenção do calor, sendo, portanto,
muito utilizada para servir pratos que necessitem de calor constante. Porém, deve-se tomar um cuidado muito grande antes de utilizá-la, pois é altamente porosa e passível de ser um foco de contaminação por microorganismos. É necessário prepará-la antes de sua utilização, fazendo uma curagem, ou seja, untar, encher de água e levar ao forno (180 C) por 2 horas no mínimo, esfriar, e repetir a operação. Uma dica útil: Sempre secá-la muito bem e guardar levemente untada.





Ferro: a panela feita com este tipo de material é excelente na condução e retenção de calor,porém, devem-se tomar alguns cuidados. Acredita-se que alimentos preparados neste tipo de panela, ajudem na prevenção de anemia ferropriva, porém, deve-se junto à refeição ingerir alguma fonte de vitamina C (ex. suco de laranja) para que haja a fixação do ferro no organismo. Uma dica útil: Após a lavagem é importante enxugá-la em seguida, e guardá-la untada, pois a formação da ferrugem no ferro, depois de ingerido, pode causar uma oxidação de gorduras do organismo e obstruir artérias.


Pedra sabão: este tipo de panela é muito apreciado por reter bem o calor. E sabe-se que
ela contribui com alguns elementos importantes na saúde como cálcio, ferro e manganês.
Porém, é importante tomar dois cuidados essenciais: o primeiro refere-se à questão da
porosidade, tornando a panela não higiênica; e o segundo, é a liberação de níquel. Para evitar essa liberação é necessário fazer uma prevenção untando-a, enchendo-a de água, levando-a ao forno (180 C) por 2 horas, esfriá-la por 1 hora, e repetir a operação. Com isso a panela fica “selada” evitando a transferência do níquel. Uma dica útil: Lavar com água e detergente neutro e secar bem antes de guardar.


Panela de vidro: este tipo de panela é o preferido das nutricionistas por não ter porosidade,ser neutra, e não causar dano à saúde. O grande problema é a falta de praticidade, pois só permite cozimento com líquido ou vapor, além de quebrar com facilidade.


Esmaltada: para este tipo de panela é necessário tomar cuidado com o revestimento interno, que deve estar em perfeito estado para cozinhar. Em geral não suporta “choque térmico” (quente/frio), e por essa razão, costuma ficar com aparência de “craquelado” no lado interno. Uma dica útil: Nunca passar direto de quente para frio ou vice-versa, isto para não danificar a panela. Lavar somente com água e detergente neutro.

Aço inox: Pelo fato do aço inox não ser um bom condutor de calor, é necessário que haja um fundo triplo (miolo com um bom condutor de calor como o alumínio e o cobre), que retém o calor depois de aquecida. Hoje as melhores indústrias desenvolveram panelas com tripla camada em toda extensão do produto. Existem panelas importadas que chegam a ter até 7 camadas de diversos metais de boa condução de calor, para que haja uma melhor condução e distribuição dele. Este tipo de panela ainda é uma das melhores opções no mercado, com exceção das pessoas com alergia a níquel, pois contém 10% deste elemento em sua composição. Uma dica útil: Lavar com água e detergente neutro, e para retirar as manchas ferver água com ½ limão ou usar limpador para aço inox.





Antiaderente PTFE (politetrafluoretileno): este tipo de panela é muito apreciado por permitir a preparação de pratos com pouca gordura e ser antiaderente. O PTFE trata-se de um polímero plástico que depois de arranhado libera partículas no alimento podendo causar dano à saúde.Existem estudos que relatam que passando dos 250C liberam gás tóxico, o que esta causando muita discussão atualmente. Deve-se ter muito cuidado para não danificar o revestimento e não passar da temperatura limite. Uma dica útil: Lavar com água e detergente neutro, e nunca utilizar abrasivos ou esponjas abrasivas. Secar e untar levemente antes de guardar.


Novas tecnologias:

SILITAN: Revestimento antiaderente, que permite o preparo de alimentos com óleo reduzido e tem 3 anos de garantia. As frigideiras têm 3 camadas antiaderentes.

E30: Revolucionário material usado nas panelas da linha Vision da SILIT, que são dotadas de um sistema inovador de cozimento para várias funções como a vapor, ensopados, refogados e pressão culinária asiática. O E30 é a combinação de aço ferromagnético com cerâmica de alta tecnologia. Por ser mais “dura” que o aço, a cerâmica é a prova de arranhões e não abrasiva,tornando-se assim mais durável. O E30 não contém nenhuma substância nociva à saúde e é livre de níquel, devido a sua superfície ultra polida. É antibacteriana, higiênico e não altera o sabor dos alimentos. Robusto e durável o E30 dá 30 anos de garantia, é compatível com todo tipo de fogão, inclusive de indução, além de poder ser empilhável, o que economiza espaço na hora de guardar as panelas no armário.
Obs.: não se devem guardar alimentos dentro da geladeira na própria panela.

Facas

As facas são os itens mais importantes da cozinha. Na hora de comprá-las, prefira as tradicionais, que se ajusta a sua mão e que podem ser afiadas com facilidade.

Prefira as com alta concentração de aço-carbono e as mantenha afiadas com um amolador de aço.

O aço inoxidável é um aço de alta-liga com teores de cromo e de níquel em altas doses (que ultrapassam 20%.) os aços inoxidáveis podem ser divididos em três categorias principais: aços inoxidáveis austeníticos, os quais contêm elevados teores de cromo e níquel, os aços inoxidáveis martensíticos, que contém elevado teor de cromo, com baixo teor de níquel e teor de carbono suficiente para se alcançar durezas médias ou altas no tratamento térmico de têmpera, e os aços inoxidáveis ferríticos, que contém elevado teor de cromo e baixos teores de níquel e carbono. Este último e o tipo austenítico não podem ser temperados.



Hoje em dia as facas profissionais se destacam pela qualidade excepcional de corte que apresentam, desempenhando de maneira satisfatória e durante muito tempo as tarefas comuns de cortar, fatiar e desossar. Há vários fabricantes espalhados pelo mundo e as facas mais famosas pela têmpera do aço empregado na sua fabricação, são as alemãs de Solingen, cidade considerada a Capital Mundial das Facas Hoje na tradição Samurai, a Global produz facas de alta qualidade. Há mil anos o Japão desenvolveu a arte da espada tornando elevada para proporcionar fortes lâminas afiadas para o Samurai, o temido guerreiro.

A Global Faca é feita por Yoshikn, no Japão a partir dos 18 melhores aços inoxidáveis, gelo
temperado, endurecido, resistentes a ferrugens, manchas e corrosão.


A faca Global pode ser usada por profissionais ou amadores. As primeiras facas Globais apareceram em 1985 e, desde então têm vindo a marcar posição no mundo dos chefs.

Cheia de invencionices, a Silvermark agregou à faca Santoku uma resina que reveste toda a sua superfície, deixando aparente apenas a lâmina em aço de carbono, diminuindo ainda mais a aderência e evitando a oxidação de folhas como alface, couve, etc... Traduzindo: a faca tem bom corte e não gruda nos alimentos. É claro que o fato de ser colorida é um atrativo a mais, ela é super leve e ainda vem com uma capinha pra proteger a lâmina. Pra quem é apaixonado por culinária, é um bom investimento. (Santoku significa "três usos", referindo-se a seu excelente design para fatiar, cortar em cubos e picar).

O Brasil também tem várias facas de marcas famosas, como exemplo as facas Tramontina
justificadas pela qualidade do material empregado em sua fabricação e cuidado artesanal de acabamento.


As melhores facas são sempre as que permitem um trabalho de corte e desossa mais simples, são fáceis de manejar e mantêm o fio de corte sempre em perfeitas condições de uso. São fabricadas em aço inoxidável e compõem uma linha em que cada modelo tem uma lâmina e uma finalidade. É claro que carnes bovinas, aves e peixes, por exemplo, têm cortes bastante diferenciados e por isso exigem facas com características específicas.


Nossas facas apresentam hoje desenhos anatômicos e balanceados, superfícies texturizadas e cabos inquebráveis, resistentes a manchas, deformações, ácidos e altas temperaturas.

Corte sempre os alimentos sobre uma superfície macia, nunca sobre plástico duro, porcelana esmaltada, vidro, louça ou metal. Poupe sua faca evitando cortar cordas e papel ou usá-la para abrir latas. À medida que uma faca vai sendo utilizada, o seu gume perde o fio e, consequentemente, exige maior esforço para cortar. 


Afie suas facas periodicamente.

Uma faca cega é mais perigosa que uma afiada, já que requer mais força para ser utilizada.
Guarde-as separadamente dos outros utensílios de cozinha. Se a faca tiver que dividir espaços, o ideal é que esteja pelo menos embainhada no mesmo recipiente em que veio. Isso protegerá o fio contra as batidas e colisões.






Lave-as, manualmente, com água e sabão. Para remover resíduos de alimentos, deixe de
molho em detergente por alguns minutos. Depois, enxágue e seque de uma vez, para evitar manchas. Você julga a qualidade de uma faca pelo metal, pela afiação da lâmina, o tipo de cabo e a forma como a lâmina está afixada ao cabo. As lâminas de aço inox são fortes, duráveis e resistentes à corrosão, e mantêm o corte afiado. Os cabos devem ser duráveis e resistentes às trincas ou ao desgaste provocado pela lavagem e, no mínimo, um terço da lâmina deve estar dentro do cabo. 



Use sempre a faca adequada a cada operação.

Nunca exponha a lâmina ao calor ou à chama. Temperaturas elevadas podem destruir a
têmpera do aço. Lave a faca imediatamente após ter cortado cítricos, tomates ou alimentos salgados para evitar manchas de ferrugem na lâmina. Aconselha-se a sua secagem logo após a lavagem.


Nunca coloque as facas com cabo de madeira na máquina de lavar. Corte sempre sobre uma tábua de madeira ou plástico para manter o gume afiado por mais tempo. Nunca coloque facas soltas numa gaveta. Além de perderem o poder de corte ao baterem uma nas outras, existe o perigo de um acidente ao procurar uma faca.

Espere pagar entre R$30 e R$50 pela faca mais barata com qualidade suficiente para sua
cozinha. Estas facas normalmente possuem cabos de plástico. As melhores facas irão custar
entre R$60 e R$200 ou mais. Essas facas possuem cabos de madeira, moldados ou de aço
inoxidável. Elas irão durar sua vida inteira se bem cuidadas.






Kit básico de facas:
1 faca de chef, de 25 cm
1 faca própria para desossar;
1 faca para descascar;
1 faca longa para cortar fatias finas;
1 amolador de aço.

Agora que tiramos as nossas duvidas e curiosidades sobre as principais ferramentas de uma
cozinha, vamos aproveitar e usa-las na nossa receita de hoje!


Gente anda fazendo um friozinho tão bom né! Vamos preparar uma sopinha e uma sobremesa bem gulosa e servir dentro de panelinhas charmosas para surpreender os nossos
convidados! Anote aí é simples fácil!


Sopa creme de palmito
1/4 de cebola ralada
200ml de água de coco 250ml de leite
1/2 colher de sopa de manteiga
1 1/2 Colher (sopa) de farinha de trigo
01 vidro de palmito em rodelas
Noz-moscada
Salsa
Sal a gosto

Modo de preparo
1.Coloque em uma panela a cebola, a manteiga e farinha.
2.Leve ao fogo mexendo sempre.
3.Junte a água de coco, o leite e o sal moscada.
4.Deixe ferver por 5 minutos com a panela semi tampada.
5.Por ultimo acrescente o palmito picado e cozinhe por mais 2 mim.
6.Polvilhe salsa e sirva quente.

Para a nossa sobremesa!
Brigadeiro mole de limão siciliano
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
suco e raspas de 2 limões sicilianos grandes
1 lata de creme de leite sem soro

Leve ao fogo o leite condensado misturado com o suco de limão. Junte a manteiga e mexa em fogo baixo até engrossar, mas não espere desgrudar do fundo da panela, pois a ideia é ficar um brigadeiro de colher. Tire do fogo, deixe esfriar e junte o creme, sobre o brigadeiro, raspe a casca do limão com ajuda do ralador, além de acentuar o perfume ficará ainda mais saboroso!

Bon Appètit!!!!!!!! by Emery Alvares

3 comentários:

  1. Olá,

    gostaria de saber como fica a superfície da panela de pedra depois de curada. Fica totalmente lisa ou possui pequenos "buraquinhos" onde pode ficar resíduo de alimentos? Quero comprar mas fico em dúvida se é uma boa aquisição. Não sei se opto por este tipo ou por panelas de cerâmica Ceraflame.

    Obrigada,
    Flaviane

    ResponderExcluir
  2. Olá Flaviane tudo bem?
    Então, investir em boas panelas é o tipo da coisa que vale a pena. As melhores panelas que conheço são de pedra-sabão, feitas em Minas. Há de todos os tamanhos e formas. Porém, é importante tomar dois cuidados essenciais: o primeiro refere-se à questão da porosidade, tornando a panela não higiênica; e o segundo, é a liberação de níquel, para resolver essas duas questões, basta você fazer corretamente a cura antes de usar e o modo mais correto e seguro que conheço é passar óleo de cozinha por fora e por dentro, encher de água e colocar no forno baixo durante uma hora e meia. A tampa também é untada. Repetir o processo no dia seguinte e pronto. Nos primeiros dias de uso, evitar choque térmico como, por exemplo, aquecer a peça a seco e despejar líquido frio em seu interior, pois o risco de trincar é grande! Não lavar com detergente, só mesmo esponja e sabão de coco! A dica para não deixar aqueles resíduos indesejáveis, é lavar primeiramente com sabão de coco em seguida enxaguar bem e colocar água o suficiente para deixa-la de molho, leve ao fogo até ferver e em seguida passe a esponja com ajuda de uma espátula, para não queimar a mão. Descarte a água e enxague novamente.
    A panela de pedra é a única em que você pode, por exemplo, refogar cebolas até elas ficarem realmente transparentes e macias, porque é grossa por igual, no fundo e nos lados, e o calor envolve perfeitamente a comida. Além de economizarem gás, já que continuam cozinhando depois que se desliga o fogo. Isso faz com que elas deixam os alimentos com sabor de comida caseira, o ideal é usar a mesma panela para o preparo exclusivo de feijão, outra para arroz e outra para ensopado. Porque quanto mais a panela é usada, mais ela absorve o sabor que fica impregnado na parede. É um utensílio que libera quantidades expressivas de elementos nutricionalmente importantes, como cálcio, magnésio, ferro!
    Agora, nada contra as panelas de cerâmicas elas são ótimas também as de preparo artesanal podem liberar chumbo e cádmio, porém as industrializadas são consideradas as mais seguras, uma vez que não liberam metais para os alimentos. O preço é um pouco alto e ainda exigem cuidado na hora do preparo. Elas são 100% resistentes a choques térmicos: Você pode tirá-la do fogo e imediatamente colocá-la sobre uma bancada de mármore ou sobre qualquer superfície fria ou gelada.
    Os produtos Ceraflame são desenvolvidos a partir de matéria-prima inorgânica exclusiva, que garante a ausência total de contaminação dos alimentos por resíduos metálicos, apontados como causadores de graves danos ao organismo. Vai ao microondas: É a melhor opção para descongelar, aquecer e preparar os mais variados pratos no forno de micro-ondas, preservando o sabor e os valores nutricionais dos alimentos.
    A glasura especial, quando queimada a 1300ºC, provoca na cerâmica Ceraflame uma dureza superior a qualquer outra. Assim, pode-se utilizar qualquer tipo de utensílio na preparação dos alimentos. Ceraflame resiste até mesmo ao manuseio de facas sobre os alimentos, ou seja, ela não risca!
    Agora, Flaviane ficou mais fácil decidir qual panela comprar? Espero que sim, qualquer dúvida estaremos sempre pronta para atendê-la!
    Abraços Emery Alvares do MNCS

    ResponderExcluir
  3. I am genuinely pleased to glance at this website posts
    which contains plenty of useful information, thanks for providing such information.


    my page ... cellulite treatment reviews

    ResponderExcluir

Olá obrigada por comentar!

Sua participação neste Blog é super importante :D

Participe deste espaço enviando duas sugestões em contatomulheresnocomando@gmail.com