quinta-feira, 8 de julho de 2010

BON APPÉTIT! PINHÃO!!!!

Semente comestível da fruta da Araucária brasiliensis, o pinheiro-do-paraná é muito característico dessa época do ano. Com esse friozinhos temos que dar asas a imaginação e aproveitarmos tudo que a sazonalidade pode nos oferecer, além de encontrarmos em abundância temos uma outra grande vantagem: preço. 



Por seu gosto característico o pinhão é muito apreciado na região Sul, estado do Paraná que tem a sua maior concentração de Araucárias, Santa Catarina, Rio grande do sul e também  em alguns estados da região sudeste como São Paulo e Minas Gerais. 

Os pinolis( do italiano pinolo), são pinhões da árvore nativa da franja mediterrânea, diferentes dos nossos eles são menores, possuem textuta macia e coloração amanteigada, são usados na culinária, especialmente do Oriente Médio - para recheios de quibes, por exemplo - e na italia- notadamente no preparo do pesto genovês, seu sabor assemelha-se ao da amêndoa. São comidos com Snack em Portugal e entre os libaneses são chamados de snoubar.

Bom, mas em todos os lugares que se encontra pinhão, podemos observar que existem inúmeras maneiras de prepará-lo, cozido ou assado, em forma de farofas, cremes, molhos, na produção de bolos, ensopados, até pastel de pinhão eu tive a oportunidade de experimentar...com tantas receitas fica díficil escolher,mas na dica de hoje, vamos focar em uma Saldinha e um Creme, 02 variações interessantes usando a mesma 
matéria-prima.


Para preparar o pinhão é muito simples, basta cozinhá-lo na pressão em fogo alto por no máximo 20min e está pronto! Atenção não jogue a água fora do pinhão pois ela será ultilizada nas receitas!



Receita

Salada de Pinhão
Rendimento: 06 porções
Tempo de Preparo: 10min


Folhas verdes -  01 mç de cada ( alface americana, rúcula, agrião) aquela de sua preferência!
Pinhão cozido e cortado em lascas grossas -  200gr
Agua do cozimento do pinhão -  01xícara
Mostarda - 03 cls de sopa
Conhaque -  50ml
Molho inglês -  05 cls de sopa
Sálvia - 04 folhas
Manteiga -  100gr
Sal à gosto
Presunto Cru Fatiado bem fino - 150 gr
Castanha de cajú picado pode usar nozes também, se preferir - 100gr
Uva-passa preta - 100gr
Queijo parmesão ralado fino - 100gr

Modo de preparo:

Lave as folhas e reserve. Prepare o molho: Em uma frigideira derreta a manteiga, acrescente a sávia, os pinhões, deixe fritar um pouco em seguida colque o conhaque, a água do pinhão, a mostarda e o  molho inglês mexa sempre até esse molho reduzir pela metade, acerte o ponto do sal. Deixe esfriar e  reserve. 
Monte as folhas rasgadas em uma travessa, disponha sobre as folhas esse molho de pinhões, sobre tudo jogue as castanhas, a uva-passa o parmesão. Decore com fatias bem finas de presuntu cru. 


Gente essa salada é simplismente DIVINA!


Receita

Creme de Pinhão
Rendimento: 06 porções
Tempo de Preparo: 20min

Pinhão Cozido - 500gr
Creme de Leite Fresco - 01 litro
Água -  500 ml
Caldo de Legumes - 02 tabletes
Vinho branco -  200ml
Manteiga - 100 gr
Cebola grande ralada - 01 und
Alho Porró picado - 1 talo (apenas a parte branca)
Tomilho sóa as folinhas - 02 colheres
Pimenta do reino à gosto
Sal à gosto

Depois de cozido o pinhão, reserve 100gr e moa o restante.Em uma panela ferva a água e junte os tabletes de caldo de legumes até derreter, reserve. Em outra panela, derreta a manteiga, e refogue a cebola e o alho porro, não dourar muito. Em seguida coloque o  vinho branco, o pinhão moido, e misture bem. Coloque todo o caldo de legumes pronto e  o creme de leite e deixe engrossar. Corte o pinhão que sobrou em rodelas finas e incorpore nesse creme.Acerte o ponto do sal, se necessário!  Jogue as folinhas do tomilho dentro desse creme, desligue o fogo e tampe. Sirva em seguida, acompanhando torradinhas e pães. 

No friozinho que anda fazendo esse creme é uma ótima pedida! 

Dicas: Se você estiver afim de partir para um petisco, refogue uma carne moída a seu gosto e coleque laminas de pinhão, com  essa base você prepara pastéis, fogazzas e até mesmo esfihas....


Você pode também usá-los no preparo de risotos, fica delicioso, eu já fiz inúmeras vezes, acompanhando trutas grelhadas...

Bon Appétit!!

Um comentário:

  1. Que chique conchita! Amei tudo, quando eu crescer vou ficar igual a vc. Adorei as dicas do espetacular fruto da araucária do glamuroso estado do paraná, rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Olá obrigada por comentar!

Sua participação neste Blog é super importante :D

Participe deste espaço enviando duas sugestões em contatomulheresnocomando@gmail.com