terça-feira, 5 de outubro de 2010

Semana Especial das Crianças: Gastronomia e Brincadeira com a Tia Emery!

Diante dessa data comemorativa, as nossas crianças não perdem tempo em escolherem os seus presentes, e de exigirem ainda mais a nossa atenção. Então como essa data esta chegando você já pensou em preparar algo para o seu filho e para toda criançada da família!
Muitas mães ficam perdidas na hora de oferecer uma festinha para as crianças, mas esquecem de o que elas realmente gostam é de atenção guloseimas e bagunça!
Faça uma comida simples, mas divertida. Determine o cardápio com alguma antecedência, escolhendo pratos adequados às crianças, pois é para elas a festa!
Não planeje um cardápio complicado para os pequenos, faça sanduíches com formato de bichos, docinhos divertidos, pizza. Para a comida e bebidas prefira toalhas de mesa, guardanapos, pratos, copos e talheres descartáveis - poupa trabalho e são mais fáceis e menos perigosos de usar pelas crianças.
Você ainda pode adicionar uma mesa de guloseimas. Pegue vários recipientes transparentes de vários tamanhos ou formas e coloque, Jujubas, M&M, Marshmallow. E tudo quanto é doce colorido que você encontrar pelo caminho!
Esta muito na moda servir cupcakes com o tema da festa, observe algumas dicas:
mini espigas de milho cozidas (tipo aquelas da barraquinha na beira da praia)
mini espetinho de queijo de coalho grelhado
ovinhos de codorna cozidos e temperados
bolinho de carne
pipoca na manteiga
bolinho de mandioca
bolinho de arroz
espetinho de frutas variadas
cachorro quente
beijinho
Algumas dicas de receitas que não apenas as crianças iram gostar mais os adultos também. Anote as dicas e prepare com amor e carinho e dedique um pouco da sua atenção, para fazer a alegria da criançada!
Festa lá em casa não era festa de verdade sem gelatina com velinhas. Minha mãe fazia em todas as festas para que todo mundo, pudesse se divertir apagando as velinhas.
Gelatina de Melancia
1 envelope de gelatina sem sabor
500ml de suco de melancia
½ colher de chá de canela em pó
açúcar ou adoçante a gosto, se precisar.
Prepare a gelatina sem sabor conforme as instruções do pacotinho. Misture o suco de melancia à gelatina preparada, adicione a canela e prove. Se precisar, coloque açúcar ou adoçante. Distribua a gelatina de melancia em copinhos de café descartáveis e leve para gelar. Na hora de servir, coloque uma velinha em cada copinho, acenda e faça a festa!
Caso não goste de melancia com canela, troque o sabor do suco por outro de sua preferência e siga os mesmos passos.
Mousse de Nutella
Ingredientes
1 pote (180g) de Nutella
100 ml de creme de leite fresco gelado
2 colheres de chá de açúcar
5 claras em ovos
Modo de Fazer
Meça o creme de leite e deixe gelar um pouquinho. Enquanto isso, separe as claras e coloque-as na tigela da batedeira. Pegue o creme de leite geladinho e bata com o fouet para arear e fazer bolinhas. Leve a Nutella ao fogo bem baixo, só para ficar mole (por precaução, segure a panela longe do fogo baixo), despeje o creme de leite na Nutella e misture bem.
Tire do fogo e reserve. Bata as claras em neve bem firmes, adicionando o açúcar antes de dar o ponto. Coloque delicamente as claras em neves na mistura de Nutella e creme de leite, sempre com movimentos circulares e tomando cuidado para não quebrar as bolinhas de ar (senão a mousse vira creme). Coloque em potinhos e leve à geladeira, resfriando por no mínimo 1 hora.
Dica : pistaches, avelãs e outras nozes ficam deliciosas picadinhas sobre a mousse na hora de servir. Esta mousse também pode ser recheio de mini-tortinhas
Spumone de Morango
Ingredientes:
100 gramas de fruta (morango, framboesa, abacaxi, entre outras).
2 claras de ovos
100 gr de açúcar
500 g de creme de leite fresco
Modo de Fazer:
Cozinhe a fruta até que vire um purê (eu adicionei um pouco de açúcar). Numa tigela, bata as claras em neve com o açúcar por 10 minutos.
Em outra tigela, bata o creme de leite fresco, até virar um chantilly. Junte as claras em neve com as frutas e o creme de leite batido. Coloque em taças de sobremesa e deixe no freezer por 3 horas antes de servir.
Esfiha
Massa
1 copo de água
2 tabletes (30 gr.) de fermento biológico
1 ½ xícara de farinha de trigo para a "esponja"
farinha de trigo o quanto baste
2 colheres de gordura vegetal
1 colher de sal
Recheio de carne
1 kg. de carne moída
1 cebola moída
pimenta síria (encontrada à venda em casas especializadas em produtos árabes)
1 colher de coalhada
Recheio de ricota
1 ricota amassada
sal a gosto
pimenta siria
cheiro verde bem picadinho
 Modo de preparo
A massa
1. Bata no liquidificador o copo de água, o fermento e a xícara e ½ de farinha de trigo.
2. Cubra a mistura – "esponja" – e deixe crescer em lugar seco e quente por mais ou menos 2 horas
3. Junte a gordura, o sal e farinha o quanto baste para ter uma massa lisa que desprenda das mãos (aproximadamente 5 xícaras).
4. Deixe cresces novamente até dobrar de volume
O recheio
1. Misture bem a carne moída, a cebola, a pimenta e a coalhada, salgando a gosto.
A montagem
1. Divida a massa em bolinhas mais ou menos do mesmo tamanho e abra.
2. Coloque um pouco de recheio em cada uma. Se for fazer esfiha aberta, deixe as beiradas de massa mais grossas. Se for fechar, junte as pontas, fazendo uma espécie de "trouxinha".
4. Asse em forno quente por aproximadamente 20 minutos ou até a massa começar a corar.

Sanduichão de forno
200 gramas de queijo parmesão ralado grosso
300 gramas de presunto magro
300 gramas de queijo prato
1 lata de creme de leite
1 pacote de pão fatiado
1 copo de requeijão
½ xícara de leite
Azeitona
Palmito
Cebola
Manteiga- para Untar
Modo de preparo
Tirar as cascas do pão fatiado. Untar uma forma grande somente com manteiga ou margarina. Cobrir o fundo da forma com as fatias de pão. Espalhar o creme de leite, colocar uma camada de presunto, o palmito, a cebola, a azeitona (a gosto) e colocar uma camada de queijo. Fazer mais uma camada de pão, espalhar o requeijão, colocar uma camada de presunto e uma camada de queijo parmesão ralado grosso. Polvilhar com orégano. Por ultimo espalhar o leite pelas bordas do sanduichão. Cozinhar em forno pré-aquecido, a 180°, até o queijo derreter completamente. Servir quente.

Sugestões de Brincadeiras
Telefone sem Fio
Uma brincadeira muito simples e para todas as idades, consiste em formar uma roda com os participantes. Um escolhe uma frase e diz ao ouvido da pessoa que está ao seu lado na roda, muito baixinho e sem repetir (sem deixar o restante do grupo ouvir). Este vai fazendo o mesmo à pessoa seguinte, até que se chega à última pessoa antes do participante que começou a frase. Ao passar por todos os participantes será super divertido ver a modificação que a frase levou, já que os participantes não podem repetir a frase, devendo repetir o que entenderam, mesmo que não faça sentido.
Mar e Terra
Esta brincadeira é muito simples, e serve para todas as idades. Uma pessoa (que pode ir rodando) é o orador. Os participantes devem formar uma fila, à frente da qual está o orador, a olhar para ela.
O orador deve dizer aleatoriamente "MAR" E "TERRA". Quando o orador diz MAR os participantes ficam em pé, quando ele diz TERRA, os participante põe-se imediatamente de cócoras. O orador deve repetir rápida e aleatoriamente estas palavras e quem errar (levantar quando era para ficar acocorado) perde e sai da fila. O jogo recomeça até ficar apenas o vencedor. Pode ser usada uma variante, "CHUVA" e "SOL" e, neste caso, existir uma corda no chão para a direita da qual os participantes saltam quando o orador grita "SOL" e para a esquerda da qual os participantes saltam quando o orador grita "CHUVA".
Elefante das Mil Cores
Uma brincadeira muito simples: alguém começa dizendo a frase: "Elefante das mil cores", e o restante do grupo responde: "De que cor???", então o primeiro diz uma cor, e todos devem agarrar um objecto que possua a cor mencionada. O primeiro a consegui-lo é o próximo a dizer a cor.
O jogo do alfabeto
Esta brincadeira é para crianças mais velhas, sendo muito didática. O jogo é tão mais interessante e duradouro quantas mais crianças houver. Faz-se uma roda com todas as crianças e a criança que começa diz: "a caravela foi ao mar e o pescador mandou dizer uma palavra começada pela letra A".
A criança seguinte diz uma palavra começada por essa letra, seguida por outra que esteja ao seu lado, que deverá dizer outra palavra começada pela mesma letra, mas que não pode ser o plural, masculino ou feminino da anterior. Não vale dizer verbos (só substantivos) e não podem repetir palavras. Perde quem primeiro errar, não souber mais nenhuma palavra ou repetir uma palavra. O jogo continua com a letra seguinte do alfabeto.
Lembrança da Festa
Sacolas com lembrancinhas são uma ótima opção para que seu convidado sinta-se especial. Vocês podem colocar chocolate, chicletes, pequenos brinquedos (atenção às peças que podem ser engolidas pelos pequenos!), mini lápis de cor, massinha para modelar. Escolha o conteúdo da sacolinha de acordo com a idade das crianças e preste atenção na segurança destes itens..
Joyeuses Fêtes et Bon Appétit……

3 comentários:

  1. Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

    ResponderExcluir
  2. My cousin recommended this blog and she was totally right keep up the fantastic work!

    ResponderExcluir
  3. Hi thanks a lot please send us your contact will be very nice if you enjoy us and make part of the blog. Send us a e-mail mariana@mulheresnocomandosempre.com

    ResponderExcluir

Olá obrigada por comentar!

Sua participação neste Blog é super importante :D

Participe deste espaço enviando duas sugestões em contatomulheresnocomando@gmail.com