terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mulheres no Comando Sempre entrevista Susan Camargo direto do Canadá!

Olá Mulheres no Comando Sempre!!! Lembram que ano passado comentei que teriamos cada vez mais novidades, inclusive com uma participação internacional??!!!

Pois é ..agora venho apresentar a vocês ela!!! Conheça a Susan Camargo, uma mulher no comando da sua vida que deixou o Brasil rumo ao Canadá!!!

Susan Camargo
Ela irá sempre nos contar como é sua vida, rotina, novidades e dicas para quem esta pensando em fazer as malas!!!

Para dar o pontapé inicial Susan fala com exclusiviade sobre como foi a comemoração das festas de final de ano e algumas diferenças entre o Canadá e o Brasil

MNCS: Susan para começar nos conte um pouco sobre sua chegada no Canadá, quanto tempo faz?
Quando você decidiu sair do país.... de cara escolheu o Canadá, por que?!

SC: Escolhi o Canadá por ser um pais multicultural, achei que seria uma boa experiência de vida além de ter a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo. E logo me apaixonei, mesmo com o frio que chega a -30 graus vale a pena morar aqui, não e a toa que já estou aqui há quase 3 anos.

MNCS: Quais são as maiores dificuldades que encontrou no começo e hoje, está totalmente adaptada ou sente algumas dificuldades?
SC: No começo foi mais difícil claro, mas adoro um desafio e coisas novas, então encarei de cabeça o fato de ir pra um outro país aprender inglês com apenas uma amiga.
São coisas que você precisa fazer antes de morrer (rs), encontrei muita gente, especialmente brasileiros que me ajudaram muito no começo.
A língua que com certeza foi o maior obstáculo, mas aqui mesmo sem falar inglês você faz tudo, pois por ser uma cidade multicultural, tem as comunidades brasileira e portuguesa que são enormes onde você encontra bancos, mercados, restaurante etc que falam português.
Entao foi mais fácil a adaptação. Hoje já estou completamente adaptada. É fácil gostar de morar aqui ! A segurança me fascina !!

MNCS: Como os canadenses recebem os brasileiros? O que notou como maior diferença entre nós brasileiros e eles no que se refere ao comportamento.
SC: A cultura canadense é muito parecida com a nossa, mas a situação mais engraçada em que estive foi quando cheguei na minha homestay (casa defamília canadense que acomoda estudante estrangeiro) e fui logo falando “Hi” e dando um beijo na bochecha deles, tipo beijo de “oi”mesmo, e eles me beijaram mas acharam super estranho, depois que fui saber que eles não beijam como “oi”. Só se forem super amigos rs.

MNCS: Estudos e mercado de trabalho...existem as mesmas dificuldades..o que há de melhor no Canadá?
SC: Ah na minha opinião estrangeiro para trabalhar aqui é mais “fácil” que Brasil, pois aqui você tem a oportunidade de fazer literalmente qualquer coisa, trabalhar na limpeza, restaurante, babá, jardinagem , construção etc.
E fazendo isso você consegue se manter facilmente (alugar um apartamento, pagar contas, viajar e  passear) Já fiz de tudo um pouco, agora planejo fazer uma pós na minha área (Nutrição) e trabalhar em um hospital ou restaurante.
Pelo que pude observar os Canadenses não tem esse conceito como o nosso de que saiu da escola tem que ir pra faculdade, aqui faculdade tem um peso muito grande pra eles e requer um bom tempo seu, uma vez que as universidades são “full-time” o dia todo.
O que os jovens fazem geralmente é o “College”que é uma faculdade de 2 anos. Mas pelo que vejo não são todos que fazem não, exatamente pela facilidade de arrumar qualquer emprego.
Mas acredito que os que tem o college ou universidade tem uma grande chance de ganhar bem e ser mutio bem sucedido.
MNCS:Agora o que mais nos interessa as compras rsrsrs na hora de comprar no Canadá...o Brasil te faz falta...no preço..variedade...
SC: Acredito que não, rs...aqui tem tudo, o consumismo é muito grande porque os produtos são mais acessíveis comparados ao Brasil.
Tenho saudade da 25 de março hahaha......ah e de amoladores de alicates de unha rs. Vejo que a filosofia daqui é: quebrou, estragou? Joga fora e compra outro. Diferente do Brasil que sempre consertamos ou damos “um jeitinho”. Isso faz falta. Sapateiros, costureiras, amoladores etc. E se tem é tão cara a mão de obra que realmente é mais fácil comprar outro.

MNCS: Como foi seu Natal ?
SC: O Natal aqui é simplesmente lindo, neve, musiqunha de natal e aqule clima delicioso. O Natal passei com a parte da família do meu namorado que mora aqui, outra parte nos EUA e um pouco no Brasil. Fomos em um restaurante. Foi simples mas gostoso.

MNCS: E a virada do ano?
SC: A virada do ano fomos pra Blue Mountains, uma estação de ski que é uma delícia. Ficamos num hotel com amigos. Esquiamos, jantamos e festejamos.

MNCS: Você aconselharia interessadas em fazer um intercâmbio, ou curso a irem para o Canadá...quais são as dicas que você daria..
SC: Ah com certeza, a experiência de vida é maravilhosa, fora que você tem a oportunidade de conversar com todos os “sotaques” do mundo o que te ajuda muito na hora de conversar e entender o inglês.
O frio é difícil, mas se você tiver a roupa adequada é uma delicia.
Sem contar o verão, que é exatamente igual ao do Brasil chega aos 40 graus !! Só falta mesmo a praia rs.
Temos o lago pra matar a saudade de dar um mergulho e as piscinas públicas que da pra refrescar. Eu amo esse país e recomendo sim !!

É isso Mulheres No Comando Sempre!! Essa é Susan!!! Agradeço a entrevista!!!
Beijos!!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá obrigada por comentar!

Sua participação neste Blog é super importante :D

Participe deste espaço enviando duas sugestões em contatomulheresnocomando@gmail.com