segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cinema de Bordas terceira edição, promete!!

Olá Mulherada!!! Dica!!!!!


O Itaú Cultural apresenta a terceira edição da mostra Cinema de Bordas, que reúne filmes produzidos de forma independente, com baixo orçamento e alguns de estética "trash". São trabalhos que se concentram em narrativas de ficção e fazem proveito de histórias e imagens de outros produtos culturais, como filmes antigos, HQs e seriados. Também é característica dessas produções a adaptação do conteúdo segundo o modo de vida e o imaginário popular das comunidades envolvidas no processo criativo.

Com curadoria de Bernadette Lyra, Gelson Santana e Laura Cánepa, a seleção de filmes foi pautada em três momentos em que a produção foi descentralizada, permitindo a realização dessas obras: nos 1970, com o advento das câmeras VHS; durante os anos 1980, na época de ouro dos fanzines; e atualmente, com a popularização da internet, que permite maior contato entre os produtores e destes com o público interessado.

As exibições, que acontecem de 19 a 24 de abril, são seguidas de bate-papos com alguns realizadores.
Produzindo com Recurso ZeroO instituto também apresenta, entre 20 e 22 de abril, a oficina Produzindo com Recurso Zero, que aborda as diversas etapas envolvidas no processo de construção desse tipo de filme, como o roteiro, a pré-produção, a captação e a edição. Joel Caetano, da Recurso Zero Produções, mostra como é possível criar curtas, médias e até longas-metragens com baixo orçamento e ter um resultado de qualidade.

Aberturaterça 19 de abril
20h

Mostraquarta 20 a domingo 24 de abril
quarta quinta sexta 18h e 20h
sábado domingo 16h 18h


Oficinaquarta 20 a sexta 22 de abril 14h às 18h


Entrada franca

Itaú Cultural - Sala Itaú Cultural
| Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
informações 11 2168 1777 | atendimento@itaucultural.org.br




Confira a programação detalhada, sinopses e biografias:
terça 19 de abril
20h abertura, exibição de uma seleção especial de filmes e palestra com os curadores

Bernadette Lyra
é doutora em cinema pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. É sócia fundadora e participa do conselho científico da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine). Atua ainda como professora titular do mestrado em comunicação na Universidade Anhembi Morumbi (UAM/SP).

Gelson Santana é doutor em ciências da comunicação pela USP e graduado em comunicação social/cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como professor titular do mestrado em comunicação na UAM/SP.

Laura Cánepa é jornalista, doutora em multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em ciências da comunicação pela ECA/USP. Atualmente, é professora do mestrado em comunicação na UAM e membro do conselho deliberativo da Socine. Desde 2010, mantém o blog Medo de Quê? (horrorbrasileiro.blogspot.com), com dados de sua pesquisa sobre o horror no cinema brasileiro.


quarta 20 de abril
18h programa 1
20h programa 2 e bate-papo com Seu Manoelzinho, mediado por Bernadette Lyra

Seu Manoelzinho (Mantenópolis, ES) é famoso em sua comunidade por ter realizado mais de uma dezena de filmes inspirados em faroestes, comédias e ficções científicas, todos estrelados por seus amigos e parentes.

quinta 21 de abril
18h programa 3
20h programa 4 e bate-papo com Petter Beistorff e Felipe Guerra, mediado por Lúcio Reis

Felipe Guerra
(Carlos Barbosa, RS) é jornalista e crítico de cinema. Desde 1995, realiza, com seus amigos e familiares, filmes inspirados nas comédias adolescentes e no cinema de horror internacional.

Lúcio Reis é mestre e doutor em multimeios pela Unicamp e pesquisador na área de cinema de horror e exploitation.

Petter Baiestorf (Palmitos, SC) é um dos mais conhecidos cineastas independentes brasileiros. Desde 1991, mantém a empresa Canibal Mabuse, que realiza e distribui curtas e longas-metragens em vídeo, recheados de fantasia, violência e sexo.

sexta 22 de abril
18h programa 5
20h programa 6 e bate-papo com Pedro Daldegan, mediado por Laura Cánepa

Pedro Daldegan
(Santa Rita do Passa Quatro, SP) é engenheiro e administrador. Nos anos 1980, realizou uma série de filmes em VHS que são exemplos de experimentação com os gêneros narrativos clássicos, sobretudo o horror e o mistério.

sábado 23 de abril
16h programa 218h programa 3
domingo 24 de abril
16h programa 4
18h programa 5


Oficina
quarta 20 a sexta 22 de abril
14h às 18h Produzindo com Recurso Zero

inscrições
16 vagas
até sexta 15 de abril
telefone 11 2168 1779
Esta oficina ministrada pela Recurso Zero Produções tem o objetivo de mostrar na prática como curtas, médias e até longas-metragens podem ser feitos com poucos recursos, mas com qualidade e muita criatividade. A ideia, o roteiro, a pré-produção, a produção, a captação e a edição serão as etapas abordadas com base nas experiências da produtora paulistana. Os participantes realizarão um curta-metragem.

A Recurso Zero Produções foi formada, em 2001, pelos então estudantes de rádio e TV Joel Caetano e Mariana Zani. Já realizou mais de 12 curtas, entre eles, Minha Esposa É um Zumbi (2006) e Junho Sangrento (2007), vencedores, pelo júri popular, da Mostra de Cinema Fantástico de Ilha Comprida. Em 2010, o curta Gato ganhou os prêmios de Melhor Curta Latino-Americano, no Montevideo Fantástico (Uruguai), e Melhor Direção, no Espantomania (Brasil).


Sinopse dos programas
Seleção especial (35 min)

A Noite do Chupacabras
Rodrigo Aragão, 10 min, Guarapari (ES), 2011Uma prévia em primeira mão do longa-metragem que vai ser lançado no segundo semestre de 2011.

Estranha Joel Caetano, 12 min, São Paulo (SP), 2011Fotografia, câmera, efeitos especiais, maquiagem de efeitos e storyboard: Joel Caetano. Elenco: Mariana Zani, Kika Oliveira, Roberta Rodrigues, Tiago F. Galvão e Walderrama dos Santos.
Duas mulheres em uma estranha e sensual trama de amor, vingança, violência e psicodelia.

A Paixão dos MortosCoffin Souza, 12 min, Palmitos (SC), 2011Elenco: Gisele Ferran.
Zumboa é atacada por nojentos e lascivos mortos-vivos saídos de um antigo cemitério tropical. Esses ataques a transformam em uma criatura letal. Uma morta que parece muito viva.

Mindinho Bruno Pinaud, 1 min, Rio de Janeiro (RJ), 2001Você não será a mesma pessoa.


Programa 1 (98 min)

Museu de Cera Pedro Daldegan, 7 min, Santa Rita do Passa Quatro (SP), 1988Elenco: Guilherme de Rossi, Ricardo Nori Gaudio, Salvio Meirelles de Souza Pinto, Alessandra Gaudio e Daniela de Rossi.
Acordado por um estranho pesadelo, adolescente decide invadir a casa que ele e o amigo encontraram durante o dia. A residência se revela um perigoso museu de cera.

Roquí - O Boxeador da Amazônia
Renato Dib, 21 min, Manaus (AM), 2009Fotografia: George Anderson. Elenco: Aldenir Coty, Márcio Ribeiro, George Anderson, Camila Moraes, Manoel Freitas, Bernardo, Totonio, Chinaider e Raunei.
A filha de Roquí é sequestrada por bandidos que exigem a sua participação em um campeonato de boxe para libertá-la.

A Ida de Quem Não Foi
Jussan Silva e Silva, 51 min, Muqui (ES), 2009Elenco: Wander Polati, José Venâncio Martins e Jussan Silva e Silva.
A história de três irmãs que não fazem mais sucesso. Charlote, a mais velha, fica cega de desgosto. Seu sonho é morrer aos pés da Torre Eiffel. Suas duas irmãs, Gorete e Fenda, resolvem então inventar uma viagem de navio "fictícia" a Paris.

Os Clubbers Também Comem Lufe Steffen, 10 min, São Paulo (SP), 1999Elenco: Clessius Renato, José Mário, Kiko Araújo e Rodolfo César.
Para não passar mal na pista de dança, clubber com hipoglicemia carrega um sanduíche no bolso da calça. De uma hora para outra, comer dançando vira uma atitude absolutamente fashion.

O Sacrifício - Noite Maldita do Vinil 2007 Rubens Mello, 9 min, São Paulo (SP), 2007Elenco: Rubens Mello, Matheus Pacheco, Hanne Berl, Duna e Paulo Ramires.
A encenação do sacrifício de uma donzela.


Programa 2 (62 min)

O Galo da Madrugada Sandra Ribeiro, 5 min, Gravatá (PE), 1998
Elenco: Itacy Henriquez.
Uma mulher tenta matar um galo que não a deixa dormir.

A Gripe do Frango Manoel Loreno (Seu Manoelzinho), 57 min, Mantenópolis (ES), 2008Uma lei determina o extermínio de todos os frangos devido a uma doença. Um amigo de Seu Manoelzinho é transformado em frango e ele precisa descobrir qual das aves é seu amigo para salvá-lo da morte.


Programa 3 (93 min)

BBZ Filipe Ferreira, 20 min, Porto Alegre (RS), 2007Produção: Paulo Carvalho, Filipe Ferreira e Édnei Pedroso. Roteiro: Édnei Pedroso e Filipe Ferreira. Fotografia: Luciano Paim. Efeitos especiais e maquiagem: Ricardo Ghiorzi. Elenco: Cláudio Benevenga, Luciana Simões, Édnei Pedroso, Cláudia Borba, Filipe Ferreira, Henrique Zandoná, Ricardo Ghiorzi, Filipe König, Paulo Carvalho, Glauco Valim, Giordana Sfreddo e Alex Panato.
Nesta brincadeira com o programa televisivo BBB, a casa onde os "bravos guerreiros" estão encerrados é vizinha de uma colônia de zumbis.

A Novilha Rebelde (The Sound of Mu)
Elisa Queiroz e Erly Vieira Jr., 18 min, Vitória (ES), 2005
Roteiro: David Caetano, Elisa Queiroz e Erly Vieira Jr. Elenco: Elisa Queiroz, David Caetano, Elba Calmon, Fran de Oliveira, Vitor Jubini, Lívia Bassi, Erly Vieira Jr., Wesley Barbosa, Lara Vaz, Luiza Ricão, Antonio Almeida, Thiago Borges e Wyller Villaças.
Novilha chega com suas ideias coloridas para cuidar dos filhos cinzentos do Seu Zebu. A jovialidade de Novilha entra em choque com a austeridade de Maria Margô, a governanta.

Adventure Island Bruno Garcia, 55 min, Rio de Janeiro (RJ), 2005Elenco: Ely Jr., Camilla Martins, Rodrigo Ribeiro, Rodrigo Lima, Thiago Cerqueira, Bruno Garcia, Veveto Bill, Cinthia Basílio, Luiz Fernando Reis, Paulo Ballado, Antonio Bastos, Thiago Medeiros e Victor Vasconcelos, Emanuel da Cruz.
Traficantes de animais fazem de tudo para se apossar de um raro pássaro amarelo.


Programa 4 (44 min)

Extrema Unção Felipe Guerra, 19 min, Carlos Barbosa (RS), 2010Elenco: Rodrigo M. Guerra, Oldina do Monte e Leandro Facchini.
O fantasma de uma velha senhora fica preso dentro de uma casa porque ela não recebeu a extrema-unção ao morrer.

O Doce Avanço da Faca Petter Baiestorf, 25 min, Palmitos (SC), 2010Elenco: Gisele Ferran, Coffin Souza, Elio Copini, Jorge Timm, Minuano, Loures Jahnke, Airton Bratz e Cleiton Lunardi.
Garota aprende a usar facões afiados para vingar a morte de seu amado.


Programa 5 (97 min)

O Lobisomem da Pedra BrancaJosé Denísio Pereira, 30 min, Pedralva (MG), 1982-1983Produção: Flávio Abreu Paiva, José Arnaldo de Macedo, José Denísio Pereira e Sebastião Donizetti Monti Souza. Elenco: Luiz "Dudu" Augusto, Ana Cristina Osório, J. Marcos Bustamante, Audrei Macedo, Rogério Abreu, Vanda Souza, Davi B. Braga, Sandra Souza, Isaias de Carvalho, André Braga, Raimundo A., Jandira M. Goulart, Zaga Carneiro, Heloisa Di-Lorenzo, A. M. Bustamante, Miriam Goulart, Heitor Rocha, Nelma Bustamante, Betinho Goulart, J. D. Nunes, Dolores R. Silva, Écio Souza, Elizabeth Siqueira, J. D´Alencar Braga, J. Clementino, Tarcísio Braga, Dilma B. Braga, Paulo M. Souza, Irani Souza, Danilo R. Lopes, Denise Souza, Paulo Rosa Faria, Thais Bustamante, Renato Piazza, Benedito Piazza, Luiz F. R. Macedo, Haroldo B. Abreu, Guilherme Bustamante, Eliane R. Bustamante.
Na década de 1930, o médico da cidade de Pedra Branca, após desilusão amorosa, cria soro que o transforma em terrível lobisomem. A fera passa a aterrorizar os moradores e os políticos locais, às vésperas das eleições municipais.

A Maleta Rodrigo Brandão, 16 min, Santos Dumont (MG), 2010Roteiro: Gabriel Fonseca, Rodrigo Brandão e Weiller Vilela. Elenco: Weiller Vilela, Wollas Marçal, Gabriel Fonseca e Juliano Gomes.
A Maleta. Pessoas matam e morrem por ela. O que de fato ela carrega? Um homem irá protegê-la, mesmo que para isso tenha de deixar um rastro de sangue por onde tentarem impedi-lo de cumprir sua missão.

O Tormento de Mathias Sandro Debiazzi, 51 min, São Paulo (SP), 1992-2011Elenco: Felipe Guerra, Sandro Debiazzi, Joel Caetano, Augusto Servano, Marcos Felipe, Lara Magalhães, Sônia Coronato, Otto Schlemmer, Pedro Mileo, Patrícia Barbosa, Gilmar Carvalho, João D?Olyveira, Paulo de Tarso, Tesla Puci, Sandra Modesto, Pedro Vajman, Fabiana Vajman, Rodrigo Fernandes, Claudio Nasci, Marcos Leone, Ricardo Rodrigues, Francisco de Assis, Mario Candido, Albertina Souza e Bernadette Lyra.
Interno há 40 anos do manicômio municipal, o ex-pianista de igreja Mathias Gottlieb vislumbra a possibilidade de mais uma fuga com o aparecimento de um ingênuo jornalista interessado em escrever sua história. Vingança, sangue e horror são lições amargas para quem experimenta cruzar seu caminho.

[Todos os filmes são recomendados para maiores de 14 anos, exceto O Doce Avanço da Faca (programa 4), indicado para maiores de 18 anos.]