segunda-feira, 27 de junho de 2011

Milhares de pessoas participam de eventos da causa LGBT pelo mundo neste fim de semana. O movimento, que teve seu dia comemorado na capital paulista neste domingo, recebeu mais de 4 milhões de pessoas, contou ontem também com manifestações em Paris, Berlim e São Petersburgo.

Em Berlim, Alemanha, a 33ª edição do Christopher Street Day (CSD) contou com um colorido desfile-protesto com extravagantes fantasias e milhares de watts de som. A comitiva do desfile, formada 54 caminhões enfeitados, contou com a participação de políticos locais - entre eles o homossexual assumido e prefeito de Berlim, o social-democrata Klaus Wowereit - além de milhares de gays e lésbicas. O desfile foi pautado com apelos por mais tolerância em relação aos homossexuais.

Os organizadores esperavam reunir cerca de 500 mil pessoas em um dos atos com maior poder de convocação da comunidade homossexual alemã. O CSD, que também é celebrado em outras cidades do país, lembra a batida da Polícia de Nova York em 1969 contra uma revolta de homossexuais na rua Christopher.

A 10ª Parada do Orgulho Gay (lésbicas, homossexuais, bissexuais e transexuais) de Paris aconteceu com a intenção de influenciar as eleições presidenciais francesas de 2012, para que os candidatos se inspirem no senado de Nova Iorque para legalizar o casamento gay. A lei conhecida por Marriage Equality Act foi aprovada por 33 votos contra 29, após uma série de modificações no projeto original.

O sábado também foi de manifestações em São Petersburgo, na Rússia, onde ativistas foram detidos. Em Roma, o desfile gay aconteceu no dia 11 de junho, e contou com a presença da cantora Lady Gaga.


Beijos!!

Mariana Zani mariana@mulheresnocomadosempre.com