quinta-feira, 1 de setembro de 2011

COMIDA MEXICANA! Bon Appétit by Emery Alvares

Sabe aquele jantar inesperado ou aquele aniversário em casa, e você mais uma vez não sabe o que preparar para os seus amigos convidados! Então essa é a ideía de um jantar nada original, mas que sempre cai muito bem e todos adoram, por ser prática no preparo principalmente por ser muito saborosa. É sobre os famosos e deliciosos Tacos que vamos abordar no MNCS nessa edição! Viva a Cozinha Mexicana!

A maioria das pessoas associa a gastronomia mexicana apenas a tacos, tortilhas, Tequilas e muitas pimentas picantes, mas ela é muito mais do que isso, é o resultado de uma fusão dos hábitos alimentares indígenas com os dos seus colonizadores Espanhóis.
O México possui uma gastronomia muito variada, com diferentes pratos típicos, doces e bebidas tradicionais para cada estado, região e povo. A base da cozinha mexicana está em três produtos: milho, feijão e chili, um tempero feito com pimenta arbol ou passila, cominho, orégano e alho, usado para condimentar carnes, frutos do mar e cozidos

Mas é nas tortilhas que está a alma da cozinha do México. Tão antigas quanto o próprio país, são feitas de forma quase artesanal. No processo, os grãos de milho são cozidos, triturados e amassados até formarem uma massa consistente. Após modelada, é colocada sobre uma chapa quente até que fique dourada e flexível. Uma vez prontas, as tortilhas podem ser servidas das mais diversas formas possíveis: frias, quentes, fritas ou tostadas.
Hoje vamos aprender a preparar deliciososTacos:
Taco é uma comida típica da culinária mexicana, consistindo em uma tortilla à base de milho que pode ser recheada com carne picada (frango, carne bovina ou de porco), queijo, alface e às vezes tomate. Come-se com as mãos, como um sanduiche.
Por causa da proximidade com os Estados Unidos, há diferenças entre as receitas dos dois países. O taco americano é diferente do taco mexicano original. Frequentemente, o taco americano é frito em imersão de modo que a massa fique moldada para receber o recheio. A maioria dos supermercados da Califórnia vendem tortillas grandes de milho para esta finalidade. Entretanto com o influxo do século XXI de imigrantes mexicanos aos Estados Unidos, estes tacos são encontrados fora do sudoeste Estados Unidos.
Os restaurantes mexicanos tendem a servir os tacos mexicanos, ou emulam a versão crocante, encontrada nos estabelecimentos de fast-food como o Taco Bell, Taco Bueno, Del Taco, Taco John, etc. O taco transformou-se num prato mexicano popular nos Estados Unidos.
Uma versão do taco encontrou na cozinha Tex-Mex o taco do pequeno almoço que contém ovos e uma combinação de batatas, salsicha, ou bacon.
Outra especialidade Mexicana é a Guacamole é uma salsa muito conhecida no México, a sua base é feita de abacate, acompanha muito bem saladas e principalmente a nossa tortilla. E o Chilli,a base de carnes. Todo Chilli mexicano é feito com feijão, pois são justamente os frijoles (feijões mexicanos) que constituem a base do Chilli.

Vamos aos nossos Tacos,
Tortillas:
1 1/2 xícaras de trigo
1 1/2 xícaras de fubá
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres de manteiga
150 ml de água morna
Modo de Fazer:
Misture os 3 primeiros ingredientes, junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos
Acrescente a água aos poucos, misturando até formar uma bola
Trabalhe a massa sovando por 5 minutos, até não grudar mais nas mãos
Caso grude junte um pouco mais de fubá
Deixe descansar enrolada num filme plástico por 45 minutos
Abrir e cortar com cortador ou com um copo em círculos para depois fritar
Não precisa abrir muito fina
Frite numa frigideira untada com manteiga para não grudar
Deixe-as levemente douradas
Reserve as tortillas.
Guacamole:
1 abacate maduro
1 tomate sem semente
1/2 pimentão vermelho
1 pimenta dedo de moça
1/2 xícara de coentro picado
1 limão (só o caldo)
Sal a gosto
2 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
Modo de fazer:
Pique o abacate em cubos pequenos e o restante dos ingredientes pique bem menor, misture tudo, acerte o ponto do sal.
Chilli:
1 cebola
2 dentes de alho
300 g de carne moída

1 folha de louro
1 colher de café de orégano
1 colher de chá de cominho moído
2 xícaras de molho de tomate
2 xícaras de chá de feijão já pronto
Molho de pimenta a gosto
200 g queijo prato ralado grosso para jogar por cima
Modo de fazer:
Frite a cebola e os alhos picadinhos no azeite, junte a carne moída e refogue
Junte o louro, o cominho, o orégano, o molho de tomate e as 2 xícaras de feijão cozido e amassados, deixe refogar junto
Coloque a pimenta e o sal a gosto
Quando estiver pronto coloque na travessa que vai servir e salpique bastante queijo prato por cima. Reserve.
Sour cream:
1 caixa de creme de leite
1 pote de cream cheese
2 colheres de sopa de vinagre
Suco de 1 limão
Bater tudo no liquidificador e está pronto
Sirva as tortillas com todos esses molhos  dentro e também sirva com Nachos ou conhecido como dorittos junto!
 
Outras iguarias Mexicanas
Mole Poblano, é uma especialidade culinária da cidade de Puebla no México, também ela confeccionada em dias de celebração, consiste num molho com uma variedade enorme de ingredientes que é vazado por cima de frango ou perú, o original leva vários tipos de malaguetas impossíveis de encontrar no nosso país, por isso podem usar-se quaisquer malaguetas mais ou menos picantes a seu gosto.  Omole poblano, cuja receita original utilizava cerca de uma centena de ingredientes, pode levar cacau ou chocolate em tablete, com ou sem açúcar, cinco variedades diferentes de malaguetas, amêndoas, nozes, passas, cravo, canela, salsa, pimenta, alho, e tortilhas. Não existem proporções certas e alguns ingredientes podem omitir-se ou variar em proporção. Apesar de ser um prato com um elevado número de ingredientes fortes e muito condimentado, um mole bem preparado não é pesado para o estômago.
Se ouvirem falar em Quesadilla é uma comida típica mexicana. Também!  Na maior parte do país é feita  a base de tortillas e seu recheio leva queijo. E os famosos Nachos é um prato consiste de tortilhas de milho crocantes com formato triangular, cobertas por queio e pimenta jalapeño. O prato foi inventado por Ignacio "Nacho" Anaya, em 1943.
Quero deixar claro, que todas as receitas postadas nessa matéria, encontraremos prontas em prateleiras dos melhores supermercados da cidade! Há chillis enlatados, guacamoles em potes de vidros e nachos em pacotes coloridos! Mas tudo que preparamos em casa, com o nosso tempero, fica muito melhor! Fato!
 
Arriba, Arriba! Buen provecho!
by Emery Alvares

Um comentário:

  1. Thankfulness to my father who informed me about this website, this
    web site is really remarkable.

    Also visit my blog ... cellulite treatment

    ResponderExcluir

Olá obrigada por comentar!

Sua participação neste Blog é super importante :D

Participe deste espaço enviando duas sugestões em contatomulheresnocomando@gmail.com