segunda-feira, 12 de julho de 2010

Bon Appétit! Bon Film!!Dicas de Filmes Gastronômicos!

A nossa Chef Emery Alvares caprichou no tempero e nos preparou uma lista fantástica de Filmes Gastronômicos, para emocionar e inspirar! 

Aproveite para programar uma sessão especial!!






Eu adoro filmes, adoro ir ao cinema e poder ser surpreendida com um boas histórias,   e como amo muito o que faço, naturalmente, acabo sempre me interessando por filmes com  temas gastronômicos. 
Muitos me impressionaram pela sua delicadeza como o filme Chocolate; A essência culinára bem clássica com uma certa elevação espiritual em  Festa de Babete e outros me conquistaram pelo seu humor como Estômago e Julie e Julia...
São muitos filmes para detalhar e por esses dias,eu estava pesquisando na internet, e acabei descobrindo quantos filmes relacionados a comida e bebida existem e quantos eu ainda não tive o prazer de assistir!
Pensando nisso, resolvi ir atrás de todos esses filmes que ainda faltam na minha coleção "cinegastroteca"....Essa curiosidade me fez ir em 04 locadoras diferentes, para encontrar todos os filmes que faltavam....Bom encontrei quase todos, menos o filme O frango o peixe e o caraguenjo real....Bom, ainda vou continuar procurando...Agora esta decido, irei alugar 02 filmes no mínimo por semana, até acabar com a minha "listinha dos não vistos"....
A maioria deles tem seu toque especial, diante disso fica difícil colocá-los em ordem como melhores, médios e fracos. Vou dar meus pallpites, principalmente para aqueles  que realmente  demonstram a alma da gastronomia. E aí ,vão eles...

A Festa de Babette - Babette foge da repressão à Comuna de Paris e se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhara uma fortuna numa loteria em Paris. Em vez de voltar à terra natal, resolve ficar e gastar o dinheiro em um autêntico jantar francês que oferece à comunidade. Seu banquete impressionou os convidados. Babette havia sido chef de cozinha francesa e trabalhado no chique Café Anglais (que existiu de verdade).


Comer, Beber, Viver - Eat Drink Man Woman - em Taiwan um pai e suas três filhas reunem-se aos domingos em torno de lindas refeições para falar de suas vidas e amores, particulamente esses é um dos melhores filmes na minha opnião, a velocidade que ele pica os legumes com o seu cutelo é de invejar qualquer cozinheiro bom...



A Comilança - La Grande Bouffe - polêmico filme de 1973, de Marco Ferreri, um grupo de velhos amigos entediados se reúnem num casarão para cometer suicídio, comendo até morrer. grande elenco e belos pratos, apesar da má finalidade.

Chocolat - uma jovem mãe solteira muda-se para uma cidadezinha francesa e abre uma loja de chocolates em frente à igreja. aos poucos os sabores deliciosos conquistam a população desconfiada, misturando chocolate com pimenta humm!



Vatel - um príncipe endividado contrata o melhor banqueteiro da França para encantar o Rei Luís XIV e conseguir seus favores. não apenas as comidas, como a arquitetura do banquete são absolutamente deslumbrantes. 



Como Água Para Chocolate -  é a história de uma jovem que vive um amor proibido (com o marido de sua irmã) através dos pratos que prepara. Linda paixão!




Simplesmente Martha - uma chef de cozinha extremamente metódica, perfeccionista e estressada fica uma pilha maior ainda quando vai trabalhar com um chef italiano bonachão, carismático e desorganizado. Uma convivência conflituosa que aos poucos vão modificando o engessamento de Marta. Bem legal e romântico.









Estômago - nordestino chega a Curitiba sem profissão e sem dinheiro no bolso. emprega-se num boteco e seus salgados caem no gosto da clientela. é convidado a trabalhar numa cantina italiana, onde o dono lhe ensina a fazer pratos mais sofisticados, mas ele se enrosca com uma mulher da noite, que lhe arranja muita dor de cabeça e acaba lhe colocando em uma bela confusão. Muito engraçado!





Sem Reservas - uma disputa de chefes em um sofisticados restaurante de Manhattan acaba levando-os a se apaixonar. uma comédia romântica com a linda Catherine Zeta-Jones e um tempero muito especial de belos pratos.

O Jantar - La Cena - Ettore Scola cria num restaurante de massas um microcosmo da sociedade italiana. sua visão crítica se une ao apelo poderoso da comida.




Tampopo - o dono de um restaurante e seu funcionário se lançam numa grande pesquisa em busca da receita perfeita da sopa de macarrão, tão cara aos japoneses, uma comédia de sabor exótico.





O Tempero da vida - é um garoto grego que vive em Istambul, na Turquia. Seu avô é um filósofo culinário que o ensina que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de sal para ganhar sabor. Ao crescer se torna um astrofísico, que usa seus dotes de culinária para temperar as vidas das pessoas que o cercam.





Sideways - a comida aqui não importa muito, mas sim os vinhos. um escritor, enófilo mas depressivo, presenteia o melhor amigo com uma excursão pelo Vale de Santa Inez, na Califórnia, para provar os melhores vinhos da região e recuperar o gosto pela vida. delicioso.




Garçonete - Jenna (Keri Russell) é uma jovem garçonete que busca juntar dinheiro suficiente para se livrar do marido controlador. A moça leva todas suas experiências e mágoas para criar receitas exóticas de tortas e, por meio delas, acaba conhecendo pessoas que mudarão seu destino.






Um bom ano -aos 11 anos um garoto é cuidadosamente educado na arte de saborear vinhos por seu tio dono de um vinhedo na França. Adulto, torna-se um bem-sucedido homem de negócios em Londres, sem qualquer tempo para degustações mais duradouras. Certo dia recebe a notícia de que seu tio morreu, deixando-o como único herdeiro.





Sabor da Paixão (Woman on Top) -dona de um restaurante na Bahia, a vida de Isabella (Penelope Cruz) muda radicalmente quando ela descobre a traição de seu marido, Toninho (Murilo Benício). Decidida em se divorciar, ela parte para San Francisco, onde busca dar a volta por cima e assume o comando de um programa sobre culinária.





Super Size Me (A dieta do palhaço) - o diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.




Julie & Julia - Baseado em duas histórias reais, Julie & Julia intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço estão ambas perdidas... até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga onde tudo é possível! É um dos filmes mais recentes2009, é interresante o fato de Julia expor sua coragem e prazer em desafiar todas as receitas em apenas 01 ano, postando suas experiências atravez de um blog! Interessante, e divertido!

É filme que não acaba mais....




Ratatuille - uma gracinha o ratinho que sonha em ser cozinheiro...

A Fantástica Fábrica de Chocolate - Quem nunca desejou ter em casa aquela cachoeira de chocolate, é irressistível não ficar com vontade de comer chocolate nesse filme.

9 1/2 Semanas de Amor- quer apimentar a sua relação, então assista a esse filme e copie em casa, quem já fez  esse jogo do amor, sabe o resultado.....Maravilhoso!

O cozinheiro, o Ladão, sua Mulher e o Amante

Delicatessen

Como eu havia dito, existem muitos filmes com esse temas, mas agora assim que for assistindo, passarei as novidades, contando  um pouquinho sobre eles..Espero que todos tenham gostado das indicações.


Se você quer mergulhar ainda mais no tema veja o vídeo e leia o livro do crítico de cinema Rubens Ewald Filho e Nilu Lebert 'O cinema vai à mesa'





Aproveitem todos... Bon Film e Bon Appétit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá obrigada por comentar!

Sua participação neste Blog é super importante :D

Participe deste espaço enviando duas sugestões em contatomulheresnocomando@gmail.com