segunda-feira, 5 de julho de 2010

BON APPÉTIT!: COM VOCÊS EMERY ALVARES E O ESCONDIDINHO VEGETARIANO!

Olá Mulheres que estão no Comando, eu Mariana Zani, vou apresentar à vocês a grande Chef Emery Alvares! Que comanda aqui no Blog o Bon Appétit! Que estréia hoje!!

Ao longo da semana, dicas, receitas, curiosidades sobre o universo do fazer e comer bem!!! 

Para começar vamos conhecer um pouco mais da Emery e aproveitem a super receita de Escondidinho Vegetariano!!!!



Que honra poder dar o pontapé inicial à criação do 1º artigo gastrônomico da semana. Pensei em muitas coisas...e como o blog é focado em mulheres modernas, que trabalham, estudam, cuidam de casa e da família, e ao mesmo tempo  que não perdem a delicadeza e doçura de sermos super poderosas Mães, Esposas, Amantes Empresárias e simples Donas de Casa...ainda temos que no final de um longo dia, irmos para cozinha e dalí sair algo que nos supra a fome, mais do que isso que nos surpreenda. Podemos sim, prepararmos todos os dias, uma comidinha diferente do habitual, cuidando em primeiro lugar da nossa saúde e em seguida do grande prazer de nos satisfazermos com novidades gostosas ao nosso paladar! 

Ufa! Como o nosso dia é puxado, não é mesmo?

Eu, por exemplo, sou uma mulher casada, que por enquanto não tenho filhos, mas mesmo assim tenho dias carregados de muitas tarefas.

Sou formada em gastronomia pela Faculdade Senac e trabalho em restaurantes mais de 09 anos, e quem trabalha nos bastidores de uma cozinha sabe o que eu estou falando! 
É uma correia, desde a entrada, a abertura do salão até a hora de irmos embora, é um stress bem gostoso...você grita, carrega peso, trabalha o dobro em feriados e finais de semana, corre riscos de cortes e queimaduras, assa, frita, grelha, descasca, deixa de molho, faz contagens, verfica produtos, cria receitas, entra e sai da camara fria... e no final de tudo isso você simplismente retira do forno algo magnífico, que deu um super trabalho para realizar. 
Bom, mas que esta ali, o produro final, pronto, perfumado, decorado e simplismente divino em sua textura e sabor...Mas os nossos clientes não precisam saber desse corre-corre  danado que passamos, para deixarmos tudo prontinho, para eles terem apenas o trabalho de saborear o grande banquete e voltarem sempre! 
Sem falar que assim que saiu do restaurante, tenho minha casa para limpar, roupa para lavar e passar, e claro, também tenho que cozinhar na minha cozinha! Sim! Eu cozinho todos os dia em minha casa, vai gostar de cozinha assim..heim!..Terminando de limpar a minha louça, tomo um belo banho e  tenho que dar atenção e carinho ao meu marido e resolvermos as tarefas do nosso cotidiano com eficiência e acima de tudo com amor!

Assumo, tudo isso que faço, todos os dias, não é um 1/3 do que as donas de casa com 03 filhos, talvez tenham que fazer...Não comparando a vida agitada de uma empresária, que viaja e trabaha mais de 14 horas por dia.

E é pensando nisso, que nosso tempo acaba ficando cada dia mais curto, e precisamos aproveitarmos o máximo dele, então é por isso que estou aqui, para ajudar a você que esta aí sentado visitando esse blog, a ter idéias bem bacanas e diferentes para ousar dentro de sua cozinha, começando por hoje. 

Estarei sempre postando receitas práticas, rápidas e bonita em suas apresentações, e acima de tudo, muito Saborosas, é lógico! Aproventem todos... e Bon Appétit!

FALANDO NISSO......

Aproveitando o gancho do blog sobre a matéria "ser ou não ser vegetariano" criei algo bem gostoso essa semana, um Escondidinho Vegetariano! 

Nessa receita, temos legumes diversos salteados no azeite de ervas coberto com um cremoso creme de mandioquinha e para deixar bem doradinho usei um queijo especial! Minha sogra recentemente chegou de viagem da Paraíba e trouxe de lá um delicioso requeijão de corte, esse requeijão é bem diferente daquele que conhecemos de copinho, ele é duro, porém quando vc o aquece ele derrete completamente, tornado-se um cremoso queijo de sabor inexplicavel! Aproveitei o presente que recebi e incorporei ele na minha receita, que ficou fantástica, quando abri o forno ele estava fumegando...Uhhh 

Mas como é bem provável que você não tenha esse queijo aí na sua casa, você pode utilizar outros tipos de queijos, aquele que preferir, como queijo coalho,mussarela, essa receita fica muito harmonioza com a utilização de queijo de cabra, ou queijo cotage que fica muito mais leve e menos calorico! 
Use os legumes que preferir também!  

A idéia de hoje é sair do tradicional, "carne seca com mandioca",  e dar uma roupa nova nessa receita, tornando-a  mais leve e nutritiva! Aproveite de sua criatividade e prepare essa receita com jeitão vegetariano que é muito saudável!

Escondidinho Vegetariano

Rendimento - 06 porções
Tempo de Preparo - 20 min

Receita

Abobrinha cortado em cubos pequenos 200gr
Berinjela cortado em cubos pequenos 200gr
Cenoura cozida cortado em cubos pequenos - 200gr
Tomate sem semente cortado em cubos pequenos - 200gr
Vagem cortado em cubos pequenos - 100gr
Brócolis cozido cortado sem o seus talos -  200gr
Milho pode ser enlatado - 01 lata
Cebola cortado em cubos pequenos 200gr
Azeite - 50ml
Alecrim um galho bem picadinho
Salsa bem picadinho - 50gr
Tomiho um ramo bem picadinho
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto
Creme de Mandioquinha
Mandioquina 300gr
Leite 100ml
Creme de leite de caixinha - 100ml
Sal à gosto
Queijo de Cabra  ralado - 300gr ou queijo que preferir

Modo de Preparo.

Aqueça o azeite e refogue a cebola, junte todas as ervas. Colque de cada vez os legumes, primeiro a vagem, sem seguida a abobrinha, mexa sempre até os legumes ficarem "al dente", em seguida a berinjela, tomate, cenoura, milho, brócolis por último acerte o sal e a pimenta do reino se preferir!
Para o Purê de mandioquinha
Cozinhe em água as mandioquinhas, escorra a água e esprema a mandioquinha em outra panela, junte o leite o creme de leite e acerte o ponto de sal, leve ao fogo até virar um purê, reserve!

Montagem

Em um refratário untado com azeite, coloque uma parte do purê de mandioquinha, em seguida colque todo o refogado dos legumes, e sobre os legumes coloque o queijo de cabra ralado, sobre o queijo o restante do purê, leve ao forno para gratinar por 10min no máximo em temperatuta 250ºC, sirva bem quente! 
Você pode servir acompanhado de arroz branco, saladinha verde, ou se preferir pode montar em cumbucas indíviduais e servir com um belo vinho branco, que tal? 

Bon Appétit!
Dicas: Você pode ultilizar mini milho, tomate cereja, couve-flor, use sua imaginação!


Diferenças Calóricas:

Queijo de Cabra 01 porção de 20gr - 51kcal
Queijo Coalho 100gr - 150Kcal
Queijo Mussarela 01 fatia de 25 gr - 77 kcal
Queijo Mussarela de Bufála - 01 nó de 20gr - 65 Kcal
Queijo Catupiry 01 porção de 25gr - 65 Kcal
Queijo Gorgonzola 01 porção de 30gr - 144 Kcal
Parmesão 01 fatia de 30 gr - 118 Kcal
Ricota 01 fatia de 30 gr - 50Kcal
Queijo Gruyère - 01 porção de 25 gr - 93 Kcal




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá obrigada por comentar!

Sua participação neste Blog é super importante :D

Participe deste espaço enviando duas sugestões em contatomulheresnocomando@gmail.com